skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Análise das dificuldades de abastecimento em bairros da periferia de Piracicaba, SP

T. L. Marchesin A. C Zampronio; Marina Vieira da Silva; Gilma Lucazechi Sturion; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise das dificuldades de abastecimento em bairros da periferia de Piracicaba, SP
  • Autor: T. L. Marchesin
  • A. C Zampronio; Marina Vieira da Silva; Gilma Lucazechi Sturion; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS; FAMÍLIA (CONDICÕES SÓCIO-ECONÔMICAS) -- PIRACICABA(SP)
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: O objetivo do trabalho foi analisar o perfil sócio-econômico e as dificuldades para a aquisição de alimentos enfrentadas pelas famílias de três bairros da região periférica de Piracicaba, Estado de São Paulo, visando subsidiar a implementação de ações municipais de segurança alimentar. As informações foram obtidas junto aos pais (n= 257) de pré-escolares e escolares que frequentam as unidades públicas de ensino dos bairros, a partir de formulário especifico. Foram elaborados testes de qui-quadrado, adotando-se o software SAS. Entre os resultados destacam-se que 21% das famílias responderam ter dificuldades na aquisição de alimentos sendo que destas, 43% possuem renda familiar per capita inferior 0,5 salário mínimo, 44% entre meio e um salário mínimo e 13% pelo menos igual a 1 salário mínimo. Não foi observada associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Destaca-se a proporção de 45 % das citações relativas à dificuldades econômicas para aquisição dos alimentos (falta de dinheiro ou preços elevados) e 55% à falta de oferta e/ou qualidade dos alimentos disponíveis no comércio varejista local. Os alimentos do grupo das hortaliças (frutas, verduras e legumes) foram os mais citados (66%) dentre os que apresentam as dificuldades referidas evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de abastecimento nos bairros observados
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p.297 , res.6.6.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.