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Inteligência Artificial para jogos de tabuleiro.

Carvalho, Marcelo Nunes De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2004-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Inteligência Artificial para jogos de tabuleiro.
  • Autor: Carvalho, Marcelo Nunes De
  • Orientador: Silva, Flávio Soares Corrêa da
  • Assuntos: Inteligência Artificial
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho, foram estudadas técnicas modernas de Inteligência Artificial para jogos de tabuleiro de 2 jogadores, não triviais, de soma-zero, populares e que possuam requisitos de habilidade, bem como o histórico da área e como os algarismos utilizados são aplicados à área de jogos e que problemas eles resolvem. Para tanto, o trabalho é dividido em uma abordagem orientada ao problema solucionado: Aberturas, onde são descritas técnicas que se fazem presentes nos primeiros momentos de um jogo, Meio de jogo, onde são mostradas técnicas que realmente simulam a inteligência do jogo, onde é discutido o paralelo da busca e do conhecimento, e são mostrados algoritmos de busca seqënciais e paralelos, Fim de jogo, onde são descritas técnicas utilizadas para vencer na etapa final de um jogo de tabuleiro convergente, e Aprendizado, onde são discutidas questões relativas ao aprendizado do controle de busca, das funções de avaliação (supervisionado, comparativo e por reforço), de padrões, de planejamento e de modelagem de oponente.
  • DOI: 10.11606/D.45.2004.tde-20210729-135244
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2004-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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