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Diagnóstico e mapeamento de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social

Gomes, Vanessa Da Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2019-10-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diagnóstico e mapeamento de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social
  • Autor: Gomes, Vanessa Da Costa
  • Orientador: Muñoz, Susana Segura; Paschoalato, Cristina Filomêna Pereira Rosa
  • Assuntos: Diagnóstico; Mapeamento; Vulnerabilidade Social; Diagnosis; Mapping; Social Vulnerability
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O diagnóstico e mapeamento do perfil de atendimento de uma comunidade e do seu território, consiste no processo de identificação, formulação e priorização das necessidades em uma determinada realidade e contexto. Permitindo assim, orientar e definir as ações e projetos a serem desenvolvidos. Assim objetivou realizar um diagnóstico e mapeamento do perfil da comunidade em atendimento de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social. Optou-se por uma pesquisa descritiva baseada de um estudo de caso. Para a coleta de dados e análise dos resultados, foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais de fontes secundárias e estatístico. Para realização do diagnóstico foram descritos: 1) Condições Socioeconômicas e Perfil Demográfico da População, 2) Distribuição da População segundo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) do Estado de São Paulo e Município de Ribeirão Preto, 3) Perfil de Atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e 4) Perfil de Atendimento da Educação Básica no segmento do Ensino Médio; para o mapeamento do território foram descritos: 1) Vulnerabilidades Sociais no Território, 2) Equipamento Sociais no Território e 3) Escolas Públicas no Território. Foi possível identificar famílias em situação de alta vulnerabilidade social que, por sua vez, apresentam necessidades nas áreas de educação, saúde, trabalho e renda. Muitas das condições dessas famílias, crianças e adolescentes estavam associadas à situação de pobreza e baixa renda, com remuneração abaixo da linha da pobreza, desigualdade social, situação de moradia precária, baixa escolaridade, pouca ou nenhuma qualificação para o trabalho, reforçando a importância de garantir às famílias acesso às políticas públicas e educação, assim como promover proteção social, reconhecendo as demandas da comunidade e do seu território
  • DOI: 10.11606/T.22.2020.tde-29012020-162847
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-10-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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