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Indústria cultural, ditadura e outras mumunhas mais: Caetano e Chico entre o prazer e a dor da mercadoria; Culture industry, brazilian dictatorship and something else: Caetano and Chico between pleasure and grief of a commodity

Tomaz, Matheus Araujo

Opiniães; n. 15 (2019): Dossiê: A cultura brasileira em tempos de repressão; 14-33

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-12-27

Acesso online

  • Título:
    Indústria cultural, ditadura e outras mumunhas mais: Caetano e Chico entre o prazer e a dor da mercadoria; Culture industry, brazilian dictatorship and something else: Caetano and Chico between pleasure and grief of a commodity
  • Autor: Tomaz, Matheus Araujo
  • Assuntos: Culture Industry; Military Dictatorship In Brazil; Chico Buarque; Caetano Veloso; Roda Viva; Baby; Indústria Cultural; Ditadura Militar
  • É parte de: Opiniães; n. 15 (2019): Dossiê: A cultura brasileira em tempos de repressão; 14-33
  • Descrição: O presente artigo busca analisar como as questões ligadas ao desenvolvimento das forças produtivas em “Baby” (1968) de Caetano Veloso e “Roda Viva” (1967) de Chico Buarque foram formalizadas.  Para isso, foram utilizados os escritos de Adorno e Horkheimer sobre a indústria cultural e de Roberto Schwarz sobre seus desdobramentos no Brasil como ponto de partida.    
    The present article aims to analyse how the issues related to the development of productive forces in “Baby” (1968) from Caetano Veloso and “Roda Viva” (1967) from Chico Buarque have been formalized. In this regard, the writings of Adorno and Horkheimer about culture industry and the ones from Roberto Schwarz about its deployments in Brazil were used as a starting point.  
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/159361/158500
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2019-12-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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