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Fadiga em crianças e adolescentes com câncer sob a perspectiva dos profissionais de saúde

Michele Cristina Miyauti da Silva Luís Carlos Lopes Júnior; Lucila Castanheira Nascimento; Regina Aparecida Garcia de Lima

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 24, p. e2784, 2016

Ribeirão Preto 2016

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2802356 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Fadiga em crianças e adolescentes com câncer sob a perspectiva dos profissionais de saúde
  • Autor: Michele Cristina Miyauti da Silva
  • Luís Carlos Lopes Júnior; Lucila Castanheira Nascimento; Regina Aparecida Garcia de Lima
  • Assuntos: FADIGA (MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS); NEOPLASIAS; CRIANÇAS; ADOLESCENTES; Profissionais De Saúde
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 24, p. e2784, 2016
  • Descrição: Objetivo: investigar quais conhecimentos os profissionais de saúde têm acerca do conhecimento, avaliação e intervenção sobre a fadiga em crianças e adolescentes com câncer. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 53 profissionais de saúde (10 enfermeiros, 33 auxiliares de enfermagem, 3 médicos, 3 nutricionistas, 2 psicólogos e 2 fisioterapeutas). Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas as quais foram gravadas e analisadas por meio do modelo de análise de conteúdo do tipo temática indutiva. Resultados: os dados foram organizados ao redor de três temas: conhecimento dos profissionais da saúde sobre fadiga; identificação da fadiga e intervenções para o alívio da fadiga. Conclusões: os achados apontam para o conhecimento limitado dos profissionais de saúde sobre fadiga, bem como para o pouco investimento em educação continuada e permanente. Sobretudo, a escassez de estudos sobre o assunto no cenário brasileiro ainda é uma barreira para oferecer subsídios para melhoria deste sintoma em crianças e adolescentes com câncer
    Objetivo: investigar cuales conocimientos los profesionales de salud poseen acerca del conocimiento, la evaluación e intervención sobre la fatiga en niños y adolescentes con cáncer. Método: estudio exploratorio con aproximación cualitativa, desarrollado con 53 profesionales de salud (10 enfermeros, 33 auxiliares de enfermería, 3 médicos, 3 nutricionistas, 2 psicólogos y 2 fisioterapeutas). Fueron conducidas entrevistas semi-estructuradas, que fueron grabadas y analizadas mediante el modelo de análisis de contenido del tipo temático inductivo. Resultados: los datos fueron organizados alrededor de tres temas: conocimiento de los profesionales de la salud acerca de la fatiga; identificación de la fatiga e intervenciones para el alivio de la fatiga. Conclusiones: los hallazgos indican el conocimiento limitado de los profesionales de salud sobre fatiga, además de la poca inversión en educación continuada y permanente. Sobretodo, la escasez de estudios sobre el tema en el escenario brasileño sigue siendo una barrera para ofrecer apoyo para mejorar este síntoma en niños y adolescentes con cáncer
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. e2784.
  • Idioma: Português

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