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Uma perspectiva da economia política na formação de profissionais de saúde

Lopes, Tarsila Teixeira Vilhena

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2022-12-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma perspectiva da economia política na formação de profissionais de saúde
  • Autor: Lopes, Tarsila Teixeira Vilhena
  • Orientador: Mendes, Aquilas Nogueira
  • Assuntos: Ação Política; Educação Crítica; Formação Política; Práxis Revolucionária; Critical Education; Political Action; Political Formation; Revolutionary Praxis
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A realidade concreta de vida em que os profissionais de saúde estão inseridos fomenta os profissionais de saúde buscarem por formações políticas que tem como enfoque o debate crítico sobre a economia política da sociedade. O objetivo desta tese é estudar com mais profundidade um desses cursos críticos de formação política. Compreender como transcorreu seu processo de ensino-aprendizagem, bem como identificar se ele contribuiu para mobilizar mudanças na ação política desses trabalhadores. As estratégias metodológicas adotadas para esse fim se estruturaram na elaboração de três fases: uma revisão de literatura sobre cursos que se baseiam na perspectiva teórica marxista; um estudo qualitativo sobre a avaliação dos trabalhadores de saúde sobre a experiência, a importância e a (re)significação do curso e, por fim, uma análise qualitativa sobre as respostas de entrevistas sobre a ação política desses trabalhadores. Os fundamentos teórico-críticos marxistas corroboraram para ampliar as análises dos trabalhadores sobre seus problemas conjunturais, pois possibilitam se nutrir com uma teoria revolucionária que influenciasse a sua práxis. Com relação ao curso, as escolhas pedagógicas favoreceram a interação entre eles, com compartilhamento de ideias e experiências. Permitiu que eles refletissem sobre sua participação social e profissional. De modo que perceberam os limites sobre o funcionamento do Estado e das políticas públicas. Ainda assim, relataram algumas dificuldades inerentes ao processo e como elas foram contornadas. Perceberam o curso como estratégico para mobilizar ações políticas, uma vez que ele contribui: para desenvolver a consciência crítica revolucionária, interferindo nas atitudes cotidianas; quando possibilita uma visão totalizante da sociedade; e, no agir político como um ato de existência e resistência. Portanto, esse processo de ensino-aprendizagem baseado em Marx fomentou o protagonismo político-social desses trabalhadores, auxiliando a repensar em suas formas de ação política para um caminhar em sentido a sua emancipação.
  • DOI: 10.11606/T.6.2022.tde-07032023-174140
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2022-12-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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