skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Revisitando os projetos de Ensino de Física: uma perspectiva sociológica, histórica e linguística

André Machado Rodrigues Cristiano Rodrigues de Mattos; José Luis Nami Adum Ortega; Simpósio Nacional de Ensino de Física Manaus, Amazonas 2011 XIX

Manaus SBF 2011

Acesso online

  • Título:
    Revisitando os projetos de Ensino de Física: uma perspectiva sociológica, histórica e linguística
  • Autor: André Machado Rodrigues
  • Cristiano Rodrigues de Mattos; José Luis Nami Adum Ortega; Simpósio Nacional de Ensino de Física Manaus, Amazonas 2011 XIX
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Descrição: Neste artigo desenvolvemos uma análise, fundamentada na noção bakhtiniana de gênero discursivo, sobre a relação entre os contextos sociais e históricos e o ensino de física na década de 70. Nosso objeto de estudo são os registros textuais de uma sequência didática sobre o eletromagnetismo, contida nos materiais pedagógicos dos projetos Harvard e PEF. Ao resgatar esses materiais, propusemos a elaboração de um recorte sociológico, histórico e linguístico, que nos permita explorar, por meio da análise do discurso textual, as ressonâncias entre a educação científica e as necessidades dos grupos sociais envolvidos com a educação naquela época. Com isso, quisemos criar elementos para perceber como os projetos expressaram suas concepções de ciência e de ensino, que valores nortearam a escolha certas forma discursivas em detrimento de outras, a organização de conteúdos e ênfases curriculares, e como isso se manifesta no texto didático. Regatando a dimensão dialógica, essa visão em perspectiva permite a construção de critérios que possam explicitar alguns dos sentidos que conferimos atualmente ao ensino de ciências.
  • Editor: Manaus SBF
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 1 p..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.