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Relatório de análise estatística sobre o projeto "Jovens e Ciência opiniões, interesses e atitudes de estudantes de uma cidade da Região Central do Norte do Brasil"

Denise Aparecida Botter Ian Tikkanen Belitsky; Juliana Tiemi Oda Kodono; Monica Carneiro Sandoval; Tamires Vieira Alves

São Paulo IME-USP 2023

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (https://repositorio.usp.br/item/003177501 )(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "Jovens e Ciência opiniões, interesses e atitudes de estudantes de uma cidade da Região Central do Norte do Brasil"
  • Autor: Denise Aparecida Botter
  • Ian Tikkanen Belitsky; Juliana Tiemi Oda Kodono; Monica Carneiro Sandoval; Tamires Vieira Alves
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b6e5aad5-3865-4eed-9812-3ddc78844b90/3177501.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024
  • Notas Locais: RAE-CEA-23P25
  • Descrição: O entendimento das diferenças de comportamento quanto ao interesse pela biodiversidade e sua conservação torna possível a adoção de medidas de estímulo a práticas de cuidado à fauna e à flora. Dessa forma, partindo de análises anteriores que indicam que alunos da região Norte do Brasil apresentam maior interesse em estudar a biodiversidade local em relação às demais regiões do país, este estudo propõe comparar interesses e atitudes de estudantes de escolas localizadas em áreas rurais e urbanas de uma cidade do interior do Norte do Brasil. Centrado no estudo de Ciências, o projeto visa trazer novos elementos que auxiliem em melhorias em seu currículo e em suas práticas de ensino. A análise dos dados é realizada por meio da aplicação de testes qui-quadrado de homogeneidade e de modelos de análise de variância. Os resultados indicaram que estes estudantes, majoritariamente do 9º ano do Ensino Fundamental com 14 e 15 anos de idade, têm opiniões e interesses significativamente diferentes entre si, quanto aos seus gêneros e/ou às áreas administrativas das suas escolas, em 41 das 111 questões analisadas separadamente, e em 3 dos 11 agrupamentos de questões feitos de acordo com seus temas. Ademais, foi realizada uma comparação de algumas questões escolhidas pelo pesquisador entre alguns anos em que o questionário foi aplicado. Notou-se que, para todos os agrupamentos em fatores das questões de interesse, ao menos um dos anos de aplicação teve resposta significativamente diferente dos outros. Em especial, a aplicação de 2014 difere das aplicações de 2022 e 2010 em diversos fatores.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 153 p.
  • Idioma: Português

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