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A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia

Moraes, Jerusa Vilhena De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-04-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia
  • Autor: Moraes, Jerusa Vilhena De
  • Orientador: Castellar, Sonia Maria Vanzella
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Formação De Professores; Ensino De Geografia; Cidadania; Aprendizagem Baseada Na Resolução De Problemas; Citizenship; Geography Teaching; Problem Based Learning; Scientific Lteracy; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nesta tese, investigamos a metodologia da aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL) no ensino de Geografia como proposta para a alfabetização científica e o exercício da cidadania. O trabalho, desenvolvido no contexto de formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, contribui para uma maior reflexão acerca de propostas voltadas à melhoria da prática pedagógica (no que diz respeito aos professores) e da aprendizagem de conceitos científicos (no que diz respeito a professores e alunos). Acreditamos que essa proposta para o ensino de Geografia, entendida como metodologia, pode permitir a compreensão, por parte do aluno, de conceitos das áreas comumente tratadas em sala de aula como antagônicas (Geografia Física e a Humana) e uma articulação entre a teoria e a prática. Do ponto de vista curricular, a proposta auxilia na estruturação de planos de aulas que enfatizam não apenas o conteúdo, mas a aprendizagem de conceitos científicos, habilidades e procedimentos ligados às diferentes áreas do conhecimento. Os teóricos que abordam essa questão no ensino escolar (LAMBROS, 2002; LEITE & ESTEVES, 2006, entre outros) mostram que essa metodologia possibilita aos alunos uma aprendizagem de conceitos científicos muito mais significativa e autônoma, auxiliando-os a desenvolver competências e habilidades voltadas para o raciocínio lógico, além da cooperação. Por meio da apresentação de quatro estudos de caso, avaliamos se as atividades desenvolvidas pelos professores são viáveis ou não no processo de aprendizagem, se permitem uma aprendizagem integrada dos conceitos, e se possibilitam uma melhoria do ensino.
  • DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-14062010-103955
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-04-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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