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Estratégias de concorrência da indústria alimentícia e seus desdobramentos na dimensão nutricional

Flávia Mori Sarti Elizabeth Maria Mercier Querido Farina

2003

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T 641.1 M149e ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estratégias de concorrência da indústria alimentícia e seus desdobramentos na dimensão nutricional
  • Autor: Flávia Mori Sarti
  • Elizabeth Maria Mercier Querido Farina
  • Assuntos: INDÚSTRIA DE ALIMENTOS (ANÁLISE); NUTRIÇÃO (ASPECTOS ECONÔMICOS); CONSUMO DE ALIMENTOS (ANÁLISE); ALIMENTAÇÃO HUMANA; ALTERAÇÃO ALIMENTAR (ESTUDO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Doutor
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada FSP/FCF/FEA
    Nutrição
  • Descrição: Objetivo. O objetivo da tese é analisar a relação entre modificações no padrão alimentar da população da cidade de São Paulo (demanda por alimentos) e padrão e intensidade da concorrência no setor alimentício (oferta de alimentos). Metodologia. Dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares da Fundação Instituto, de Pesquisas Econômicas da USP constituem a base analítica da evolução da demanda alimentar em São Paulo. O nexo causal entre demanda e oferta de alimentos é estabelecido pelo estudo do comportamento dinâmico da concorrência entre firmas do.setor, número de produtos disponíveis, evolução dos preços e renda da população. O foco em laticínios deve-se à importância nutricional como fonte alimentar de cálcio. Resultados. A análise dos dados comprova a ocorrência de importantes mudanças no padrão alimentar paulistano, destacando-se elevação da disponibilidade de alimentos de alto teor protéico. A dinâmica da conçorrencia entre empresas de alimentos e a evolução dos preços dos laticínios denotamo emprego de estratégias ,de concorrência extra-preço, como diferenciação de produto, que influenciaram positivamente a demanda por, laticínios. Conclusão. A adequação nutricional da dieta populaciorial é função direta da composição da demanda alimentar, variável altamente correlacionada a fatores econômicos, destaque ao comportamento estratégico das firmas na determinação da estrutura de oferta alimentar. Os resultados demonstram a extensão da influência de estratégias de
    empresas alimentícias sobre o padrão de aquisição de alimentos pelo consumidor e, em conseqüência, o hábito alimentar da população
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 200 p.
  • Idioma: Português

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