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Estratégias de concorrência da indústria alimentícia e seus desdobramentos na dimensão nutricional
Flávia Mori Sarti Elizabeth Maria Mercier Querido Farina
2003
Localização:
CQ - Conjunto das Químicas
(T 641.1 M149e )
e outros locais
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Título:
Estratégias de concorrência da indústria alimentícia e seus desdobramentos na dimensão nutricional
Autor:
Flávia Mori Sarti
Elizabeth Maria Mercier Querido Farina
Assuntos:
INDÚSTRIA DE ALIMENTOS (ANÁLISE)
;
NUTRIÇÃO (ASPECTOS ECONÔMICOS)
;
CONSUMO DE ALIMENTOS (ANÁLISE)
;
ALIMENTAÇÃO HUMANA
;
ALTERAÇÃO ALIMENTAR (ESTUDO)
Notas:
Tese (Doutorado)
Doutor
Notas Locais:
Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada FSP/FCF/FEA
Nutrição
Descrição:
Objetivo. O objetivo da tese é analisar a relação entre modificações no padrão alimentar da população da cidade de São Paulo (demanda por alimentos) e padrão e intensidade da concorrência no setor alimentício (oferta de alimentos). Metodologia. Dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares da Fundação Instituto, de Pesquisas Econômicas da USP constituem a base analítica da evolução da demanda alimentar em São Paulo. O nexo causal entre demanda e oferta de alimentos é estabelecido pelo estudo do comportamento dinâmico da concorrência entre firmas do.setor, número de produtos disponíveis, evolução dos preços e renda da população. O foco em laticínios deve-se à importância nutricional como fonte alimentar de cálcio. Resultados. A análise dos dados comprova a ocorrência de importantes mudanças no padrão alimentar paulistano, destacando-se elevação da disponibilidade de alimentos de alto teor protéico. A dinâmica da conçorrencia entre empresas de alimentos e a evolução dos preços dos laticínios denotamo emprego de estratégias ,de concorrência extra-preço, como diferenciação de produto, que influenciaram positivamente a demanda por, laticínios. Conclusão. A adequação nutricional da dieta populaciorial é função direta da composição da demanda alimentar, variável altamente correlacionada a fatores econômicos, destaque ao comportamento estratégico das firmas na determinação da estrutura de oferta alimentar. Os resultados demonstram a extensão da influência de estratégias de
empresas alimentícias sobre o padrão de aquisição de alimentos pelo consumidor e, em conseqüência, o hábito alimentar da população
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
200 p.
Idioma:
Português
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