skip to main content

Perceptions about remote teaching during physical isolation: what do mothers have to report to us?; Percep����es sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento f��sico: o que as m��es t��m a nos relatar?

Araujo, Denise Concei����O Garcia; Oliveira, Let��Cia Nat��Lia De; Beretta, Regina C��Lia De Souza; Bittar, Cl��Ria Maria Lobo

Sa��de e Sociedade; v. 31 n. 1 (2022)

Universidade de S��o Paulo. Faculdade de Sa��de P��blica 2022-01-18

Acesso online

  • Título:
    Perceptions about remote teaching during physical isolation: what do mothers have to report to us?; Percep����es sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento f��sico: o que as m��es t��m a nos relatar?
  • Autor: Araujo, Denise Concei����O Garcia; Oliveira, Let��Cia Nat��Lia De; Beretta, Regina C��Lia De Souza; Bittar, Cl��Ria Maria Lobo
  • Assuntos: M��Es; Isolamento Social; Educa����O A Dist��Ncia; Pandemia; Covid-19; Mothers; Social Isolation; Distance Education; Pandemic
  • É parte de: Sa��de e Sociedade; v. 31 n. 1 (2022)
  • Descrição: A emerg��ncia da pandemia ocasionada pela covid-19 imp��s modelos de cuidados preventivos, por meio de a����es adotadas para evitar o agravamento da dissemina����o viral. Dentre essas medidas, o isolamento f��sico proposto pela Organiza����o Mundial de Sa��de (OMS) foi o que certamente trouxe maiores repercuss��es e ressignifica����es para as diferentes dimens��es da vida social. Atividades habituais, como ir �� escola passaram, a ser incorporadas ao ambiente domiciliar, reorganizando pr��ticas tradicionais j�� estabelecidas socialmente. Este estudo qualitativo objetiva descrever as experi��ncias das m��es e identificar quais os principais desafios em rela����o ao acompanhamento das atividades escolares de seus filhos durante as aulas n��o presenciais. Para esta finalidade, foram realizadas entrevistas por meio telef��nico. Os relatos foram divididos em tr��s categorias tem��ticas a respeito do ensino remoto-domiciliar, na qual a primeira mostra as adapta����es para o novo modelo de ensino, a segunda categoria abarca as diferentes experi��ncias e a terceira aborda as dificuldades de acesso aos equipamentos e conex��es. Por meio dos relatos, nota-se o quanto se torna complexa a experi��ncia dessa modalidade de ensino quando associada �� sobrecarga de afazeres dom��sticos e profissionais das participantes dentro de seus lares. Esta queixa �� mais intensa entre as participantes que exercem profiss��o remunerada.
    The onset of the pandemic caused by COVID-19 imposed models of preventive care through a series of measures aimed to avoid the virus spread. Among them, the physical isolation proposed by the World Health Organization (WHO) was the one that certainly had the greatest repercussions and resignifications to the different dimensions of social life, forcing the reorganization and incorporation of traditional practices into the domestic environment, such as studying at school. This qualitative study aims to describe the experiences and identify the main challenges faced by mothers in monitoring their children���s school activities during non-presential classes. To this end, data were collected by means of telephone interviews and divided into three thematic categories regarding the home���remote teaching: the first category shows the adaptations for distance learning, the second addresses participants��� different experiences with this learning modality, and the third reports the difficulties in accessing equipment and internet connections. The reports evince the complexity of this teaching modality when associated with mothers��� domestic and professional overload, especially for participants with a paid occupation.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179575; https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/194226/179574
  • Editor: Universidade de S��o Paulo. Faculdade de Sa��de P��blica
  • Data de criação/publicação: 2022-01-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.