skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
O que são íons? elaboração de conceitos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma sequência didática
Lara Vieira Leite Maria Eunice Ribeiro Marcondes
1987
Localização:
CQ - Conjunto das Químicas
(T540.07 L533o )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O que são íons? elaboração de conceitos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma sequência didática
Autor:
Lara Vieira Leite
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Assuntos:
QUÍMICA -- ESTUDO E ENSINO
;
ÍONS
;
Sequência Didática
;
Concepções Alternativas
;
Aprendizagem Colaborativa
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Ensino de Química
Descrição:
O que são íons? Tal questionamento, quando feito aos estudantes, leva a manifestação de concepções que, muitas vezes, não são aquelas consideradas cientificamente adequadas. Diversos estudos têm apontado as dificuldades que os estudantes têm em compreender a estrutura atômica e a diferença entre átomos, íons e moléculas. Isso porque, na maioria das vezes, o ensino não propicia um momento de desenvolvimento da habilidade de abstração que tanto é necessário para o aprendizado de conteúdos de natureza submicroscópica. Considerando a necessidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem do conceito de íons, nesta pesquisa tivemos como objetivo a elaboração de uma sequência didática que permitisse identificar como os estudantes elaboram o conceito de íons, como eles explicam o fenômeno da condutibilidade elétrica e se os grupos de aprendizagem colaborativa podem influenciar na aprendizagem dos conceitos desenvolvidos nessa sequência didática. Participaram da pesquisa um total de 83 estudantes da segunda série do ensino médio. Desses, 66 participaram das intervenções piloto, realizadas em duas escolas estaduais paulistas e em uma escola particular, também da região metropolitana de São Paulo. A partir dessa intervenção, a sequência foi reformulada e aplicada para 16 estudantes de uma escola da Prefeitura de Barueri (SP) no ano de 2017, em dois dias, totalizando 8 horas. A sequência foi elaborada a partir dos pressupostos de demanda de aprendizagem. Para a coleta de informações utilizamos vídeo-gravações e os estudantes responderam a questionários, um para levantamento de concepções prévias, outro ao final do desenvolvimento da sequência e um questionário metacognitivo. Além disso, os estudantes elaboraram representações de átomos, íons e do processo de dissolução durante o ensino.
As informações coletadas com os questionários e com as representações foram analisadas seguindo a técnica da análise de conteúdos em que, a partir das respostas dos estudantes foram criadas categorias de análise. A análise dessas informações nos possibilitou perceber a manifestação de concepções alternativas pelos estudantes, como as relatadas na literatura. Mas, foi possível, também, constatar uma evolução das concepções dos estudantes, bem como das representações elaboradas por eles, após a o ensino com enfoque na elaboração de modelos e na discussão colaborativa das concepções. O desenho da sequência didática possibilitou aos estudantes a exposição e a discussão de suas ideias em colaboração, o que os levou a ampliar seus modelos mentais e buscar argumentos que explicassem o fenômeno da condutibilidade elétrica em diferentes situações.
Data de criação/publicação:
1987
Formato:
175 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
4
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript