skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O que são íons? elaboração de conceitos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma sequência didática

Lara Vieira Leite Maria Eunice Ribeiro Marcondes

1987

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T540.07 L533o ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O que são íons? elaboração de conceitos por estudantes do Ensino Médio a partir de uma sequência didática
  • Autor: Lara Vieira Leite
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes
  • Assuntos: QUÍMICA -- ESTUDO E ENSINO; ÍONS; Sequência Didática; Concepções Alternativas; Aprendizagem Colaborativa
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Ensino de Química
  • Descrição: O que são íons? Tal questionamento, quando feito aos estudantes, leva a manifestação de concepções que, muitas vezes, não são aquelas consideradas cientificamente adequadas. Diversos estudos têm apontado as dificuldades que os estudantes têm em compreender a estrutura atômica e a diferença entre átomos, íons e moléculas. Isso porque, na maioria das vezes, o ensino não propicia um momento de desenvolvimento da habilidade de abstração que tanto é necessário para o aprendizado de conteúdos de natureza submicroscópica. Considerando a necessidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem do conceito de íons, nesta pesquisa tivemos como objetivo a elaboração de uma sequência didática que permitisse identificar como os estudantes elaboram o conceito de íons, como eles explicam o fenômeno da condutibilidade elétrica e se os grupos de aprendizagem colaborativa podem influenciar na aprendizagem dos conceitos desenvolvidos nessa sequência didática. Participaram da pesquisa um total de 83 estudantes da segunda série do ensino médio. Desses, 66 participaram das intervenções piloto, realizadas em duas escolas estaduais paulistas e em uma escola particular, também da região metropolitana de São Paulo. A partir dessa intervenção, a sequência foi reformulada e aplicada para 16 estudantes de uma escola da Prefeitura de Barueri (SP) no ano de 2017, em dois dias, totalizando 8 horas. A sequência foi elaborada a partir dos pressupostos de demanda de aprendizagem. Para a coleta de informações utilizamos vídeo-gravações e os estudantes responderam a questionários, um para levantamento de concepções prévias, outro ao final do desenvolvimento da sequência e um questionário metacognitivo. Além disso, os estudantes elaboraram representações de átomos, íons e do processo de dissolução durante o ensino.
    As informações coletadas com os questionários e com as representações foram analisadas seguindo a técnica da análise de conteúdos em que, a partir das respostas dos estudantes foram criadas categorias de análise. A análise dessas informações nos possibilitou perceber a manifestação de concepções alternativas pelos estudantes, como as relatadas na literatura. Mas, foi possível, também, constatar uma evolução das concepções dos estudantes, bem como das representações elaboradas por eles, após a o ensino com enfoque na elaboração de modelos e na discussão colaborativa das concepções. O desenho da sequência didática possibilitou aos estudantes a exposição e a discussão de suas ideias em colaboração, o que os levou a ampliar seus modelos mentais e buscar argumentos que explicassem o fenômeno da condutibilidade elétrica em diferentes situações.
  • Data de criação/publicação: 1987
  • Formato: 175 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.