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Filosofia e práxis na América Latina: contribuições à filosofia contemporânea a partir de E. Dussel

Pansarelli, Daniel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2010-03-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Filosofia e práxis na América Latina: contribuições à filosofia contemporânea a partir de E. Dussel
  • Autor: Pansarelli, Daniel
  • Orientador: Severino, Antonio Joaquim
  • Assuntos: Crítica; Modernidade; Política; Filosofia Da Libertação; Ética; Ethic; Criticism; Modernity; Politic; Liberation Philosophy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O situar-se explicitamente em uma área de concentração que interfaceia Filosofia e Educação caracteriza esta tese, desenvolvida a partir de estudos bibliográficos, essencialmente teóricos e subsidiariamente históricos, tomando como prioritárias as fontes primárias, especialmente as obras filosóficas de Enrique Dussel e de outros filósofos europeus e latinoamericanos por ele abordados. O autor em questão vem se dedicando desde a década de 1970 ao desenvolvimento de uma filosofia que guarde profunda relação com o contexto sóciohistórico latino-americano, tendo sua produção adquirido forma de uma filosofia da libertação. O esforço do presente trabalho destina-se, especialmente, à contribuição no sentido de sistematizar e melhor definir conceitos-chave desta expressão filosófica, em particular as noções de libertação, filosofia e metafísica esta estritamente compreendida como filosofia primeira. Para alcançar tais objetivos, o trabalho divide-se em duas partes, a primeira dedicada à explicitação dos fundamentos filosóficos, históricos e antropológicos da filosofia dusseliana, com destaque para sistematização esquemática e didática da original proposta de interpretação da história procedida pelo filósofo em estudo. Na segunda parte, são sistematizadas algumas das elaborações filosóficas próprias de Dussel, às quais se somam outras elaborações e, em menor escala, críticas procedidas pelo autor da tese. Nesta etapa, propõe-se a materialidade dos corpos, sua carnalidade concreta, como critério de validação dos processos de libertação almejados pela filosofia em questão. Para que possa contribuir factualmente com a libertação dos corpos, apresenta-se esta filosofia como uma pedagógica, que tenha a ética e não a ontologia como sua metafísica, sua filosofia primeira. Por fim, constam desta tese apontamentos iniciais sobre a política da libertação, atualmente em desenvolvimento pelo autor em referência, bem como a indicação de outros temas a serem desenvolvidos pelos interessados nesta problemática filosófica contemporânea.
  • DOI: 10.11606/T.48.2010.tde-20042010-143015
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-03-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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