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Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964)

Saraiva, Karla ; Laux, Gabriel ; Vieira da Cunha, Dinara

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2023-05, Vol.104, p.e5352 [Periódico revisado por pares]

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

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Citações Citado por
  • Título:
    Cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964)
  • Autor: Saraiva, Karla ; Laux, Gabriel ; Vieira da Cunha, Dinara
  • Assuntos: cidadania ; democracia ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; educação ; RBEP
  • É parte de: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2023-05, Vol.104, p.e5352
  • Descrição: A noção de cidadania se encontra inextricavelmente associada à educação escolar, embora com significados cambiantes. Este artigo tem por objetivo mostrar como foi significada a cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) no período entre 1944, ano de sua fundação, e 1964, tomando como principais referências os trabalhos de Marshall e de Westheimer e Kahne. Com base na produção de dados extraídos da revista, foram construídos três focos analíticos: a educação produzindo cidadania; o cidadão a serviço da nação; e o cidadão como sujeito de direitos. As análises mostraram que a noção de cidadania presente na RBEP, nesse período, deve ser desenvolvida pela escola e é condição para o desenvolvimento da nação. Os cidadãos precisam viver de modo harmonioso, sem lutas, mas colaborando para a promoção da igualdade. Essa igualdade de condições é um direito, bem como a educação, o direito à participação política e os direitos individuais.
  • Editor: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Idioma: Inglês;Português

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