skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Avaliação psicofísica das funções visuais de cirurgiões-dentistas expostos ao vapor de mercúrio

L H M D C Pereira Dora Selma Fix Ventura; Reunião Anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental (19. 2004 Águas de Lindóia, SP)

Águas de Lindóia: FESBE, 2004 Resumo

Águas de Lindóia 2004

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=VDo/81) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Avaliação psicofísica das funções visuais de cirurgiões-dentistas expostos ao vapor de mercúrio
  • Autor: L H M D C Pereira
  • Dora Selma Fix Ventura; Reunião Anual da Federação da Sociedade de Biologia Experimental (19. 2004 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: VISÃO (ALTERAÇÃO); MERCÚRIO (ELEMENTO QUÍMICO); ODONTOLOGIA
  • É parte de: Águas de Lindóia: FESBE, 2004 Resumo
  • Notas Locais: Em CD
  • Descrição: Objetivo: Avaliar a possível existência de alterações das funções visuais através da discriminação de cores e da função de sensibilidade ao contraste (FSC) de luminância e cromático (verde-vermelho e azul-amarelo) em cirurgiões-dentistas (CDs) com exposição ocupacional crônica ao vapor de mercúrio devido ao manuseio de restaurações. Métodos e Resultados: CDs clínicos gerais (n=15) entre 30 e 45 anos de idade (39.86±3.66) com exposição crônica ao vapor de mercúrio por 5 a 18 anos (15.6±3.29 anos) foram comparados a sujeitos controle da mesma faixa etária (n=13). Os critérios de inclusão: a.v. 20/25, ausência de patologias oftalmológicas e/ou sistêmicas. Foi realizadas anamnese detalhada incluindo a rotina de trabalho desses profissionais (e.g. no. de restaurações de amálgama colocadas e removidas, carga de trabalho semanal, etc). A concentração de mercúrio elementar na urina no grupo dos CDs foi analidada através do método de e.a.a. e expressa em mg/g de creatinina. Os valores encontrados de mercúrio foram de 1.97±1.61 mg/g. Não houve correlação entre os níveis de mercúrio urinário e carga de trabalho, tempo de exposição ou rotina de trabalho. Os testes visuais foram realizados monocularmente no olho dominante após um período de 20 minutos de adaptação ao escuro. Para os testes de FSC e luminância e cromáticos foi utilizado o software PSYCHO v 2.36 (CRSLtd). Houve diferença (p<0,01) entre o grupo controle e a amostra estudada em todas as freqüências espaciais analisadas de todos os testes. Para o teste de discriminação de cores foi utilizado o software CCT v.2.0 (CRSLtd) em que são medidas as elipses de MacAdam. Houve diferença (p<0,05) nas elipses 2,3, 4 e 5 mas não na elipse 1. Não houve correlação entre os níveis de contaminação mercurial e as perdas nas funções visuais.
    Conclusões: A amostra de CDs analisada apresentou alterações tanto das funções de sensibilidade ao contraste de luminância e cromático como da discriminação de cores apesar dos níveis de mercúrio encontrados estarem compatíveis com a Norma Regulamentadora nº 7 do Ministério do Trabalho. Apoio Financeiro: CNPq, CAPES/PROCAD, FAPESP.
  • Editor: Águas de Lindóia
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: p. 1.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.