skip to main content

A relação com o saber de crianças em acolhimento institucional

Ribeiro, Vanessa Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2012-08-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A relação com o saber de crianças em acolhimento institucional
  • Autor: Ribeiro, Vanessa Costa
  • Orientador: Kupfer, Maria Cristina Machado
  • Assuntos: Aprendizagem; Crianças Abrigadas; Saberes Escolares; Sucesso Escolar; Learning; School Knowledge; School Success; Sheltered Children
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os estudos da Sociologia expõem a existência de uma correlação estatística entre o pertencimento a uma classe social desfavorecida, a ruptura familiar e o fracasso escolar, lançando uma interrogação sobre as crianças que desafiam esse destino e estabelecem uma forte relação com o saber. Essas crianças, bem como as razões que as levam a sustentar o desejo frente ao conhecimento em que pesem condições adversas, são o objeto da presente pesquisa. A investigação recai sobre a dimensão de identidade da relação com o saber e suas relações com as demais dimensões, especialmente com aquela que diz respeito a uma determinada figura do aprender em seu aspecto epistêmico: a relação com um saber objeto. Destaca-se como objetivo principal do estudo identificar relações existentes entre as dimensões identitária e epistêmica da relação com o saber de três crianças em acolhimento institucional e com êxito escolar. Tendo como referência a Teoria da Relação com o Saber e a metodologia empregada por Bernard Charlot, estudioso do tema, foram utilizados os instrumentos inventário de saber e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as crianças institucionalizadas e com êxito escolar estabelecem uma relação do tipo identitária com o saber encontrando apoio em figuras institucionais. Concluímos que esse vínculo possibilita-lhes nutrir uma forte relação com os conteúdos epistêmicos oferecidos na instituição escolar
  • DOI: 10.11606/D.47.2012.tde-08112012-152109
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2012-08-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.