skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

O processo de alfabetização em escolas da zona rural e urbana de Monte Negro - RO caracterização das condições de aprendizagem da leitura e escrita em crianças da primeira série

Mariana Germano Gejão Andreza Monforte Miranda; Luciana Aparecida Pereira Veiga; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Ribeirão Preto)

Resumo São Paulo: USP, 2004

São Paulo USP 2004

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    O processo de alfabetização em escolas da zona rural e urbana de Monte Negro - RO caracterização das condições de aprendizagem da leitura e escrita em crianças da primeira série
  • Autor: Mariana Germano Gejão
  • Andreza Monforte Miranda; Luciana Aparecida Pereira Veiga; José Roberto de Magalhães Bastos; Magali de Lourdes Caldana; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: ALFABETIZAÇÃO; APRENDIZAGEM ESCOLAR
  • É parte de: Resumo São Paulo: USP, 2004
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Objetivos:caracterizar a aprendizagem da leitura e escrita, dos alunos de primeira série de escolas públicas rurais e urbanas de Monte Negro, RO. Material e/ou métodos:aplicação de 10 questionários com professores, 63 com pais, e 63 protocolos de triagem fonoaudiológica com alunos. Resultados:Com os professores, foi observado que 40% apresentam nível superior incompleto; 70% não realizam cursos de atualização; 60% utilizam o método de silabação para a alfabetização e 40% afirmam que a falta de colaboração dos pais é a maior dificuldade para a alfabetização. Com os pais foi observado que, 66,67% dos alunos apresentam idade entre 6 e 7 anos; 93,65% gostam de ir à escola; 53,96% dos pais apresentam queixa escolar; 80,95% afirmam participar do processo de alfabetização de seus filhos;53,96% dos pais apresentam queixa escolar ; 34,92% afirmam que a alfabetização é importante para o futuro de seus filhos. Nas triagens com os alunos, foi constatado que 74,6% se encontram nos níveis silábico e silábico-alfabético de alfabetização; aglutinações e representações múltiplas são os erros mais encontrados nos 7,93% dos alunos que se encontram no nível alfabético. Conclusões:Diante desses resultados, concluí-se 51 (80,95%) apresentaram dificuldades em relação ao processo de alfabetização e que os níveis de conhecimento, a prática dos professores, o nível de participação da família no processo de alfabetização e, as condições escolares exercem influências no processo de alfabetização
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: ficha 1823.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.