skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória

Dieb, Messias ; Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2023-01, Vol.18, p.e023004 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória
  • Autor: Dieb, Messias ; Oliveira, Antonio Ivanilo Bezerra de
  • Assuntos: Pesquisa ; Reflexão ; Saberes docentes ; Teoria e prática
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2023-01, Vol.18, p.e023004
  • Descrição: Neste texto, propomo-nos a discutir os elementos que podem tornar uma prática de ensino satisfatória à aprendizagem dos(as) estudantes, tomando como base a relação entre a pesquisa científica e a formação. O trabalho, no percurso de uma pesquisa de doutorado em Educação, foi desenvolvido na participação em uma disciplina do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior, onde realizamos entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) estudantes matriculados. A análise textual discursiva dos dados mostrou que os responsáveis pela formação, ao inserirem a problematização e a reflexão acerca de fatos da realidade educacional, por meio da investigação científica, contribuem significativamente para uma nova postura diante do conhecimento, a qual tende a superar a observação simplória, bem como a participação mecânica na sala de aula e a ideia de um ensino puramente tarefeiro.
  • Editor: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.