skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Currículo e ensino superior à luz do discurso comunicativo
Merli Leal Silva Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
2005
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.0 S586c )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Currículo e ensino superior à luz do discurso comunicativo
Autor:
Merli Leal Silva
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Assuntos:
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
;
ENSINO SUPERIOR
;
COMUNICAÇÃO SOCIAL (ESTUDO E ENSINO)
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A tese "Currículo e Ensino Superior à Luz do Discurso Comunicativo" reflete sobre como o currículo do Curso Superior de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF) é construído pelos poderes instituintes (condições de produção), instituído (currículo escrito, expresso em grades, ementas e bibliografias) e, também, pelo uso que alunos e professores fazem dele em espaços de interação universitária (o currículo-em-ato). Os dados coletados referem-se a documentos institucionais, ao Projeto Pedagógico do Curso da UPF e a entrevistas e questionários com consultores, coordenadores, alunos e professores do Curso. A pesquisa pensa o currículo e as teorias curriculares como um discurso produtor de sentidos, identidades e subjetividades. Como texto portador ) de significados e veiculador de formas de ensinar, aprender e ver o mundo, o currículo é concebido, nesta tese, como discurso comunicativo, razão pela qual as teorias da comunicação passam a ganhar relevância ao lado das teorias da educação. A pesquisa identificou características discursivas específicas do Curso de Comunicação Social da Universidade de Passo Fundo, uma instituição de ensino superior comunitária na região norte do Rio Grande do Sul. O problema consiste em compreender criticamente os vários discursos presentes em três instâncias curriculares: a do currículo instituinte, a do currículo instituído e a do currículo-em-ato e em perceber como eles
mesclam-se para definir o que seja aprender e ensinar a partir de um texto curricular. A perspectiva ideológica dos discursos curriculares estudada à luz dos textos de Thompson, as funções da linguagem no texto curricular problematizadas a partir dos ensaios escritos por Roman Jakobson, os conceitos de currículo em voga associados a problemáticas cotidianas relativas à classe social, ao gênero e à etnia, ofereceram condições para o desenvolvimento desta pesquisa que, também, apresenta o resultado de diálogos travados com consultores, dirigentes, professores e alunos da UPF
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
202 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
3
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript