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Ser homem: percepções, significados e narrativas de rapazes negros e pobres da cidade de São Paulo

Santos, Raquel Souza Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-03-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ser homem: percepções, significados e narrativas de rapazes negros e pobres da cidade de São Paulo
  • Autor: Santos, Raquel Souza Dos
  • Orientador: Esposito, Marilia Pontes
  • Assuntos: Jovens Negros; Juventude; Masculinidade; Socialização; Relações De Gênero; Black Young Men; Socialization; Masculinity; Gender Relations; Youth
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação se insere no emergente campo dos estudos sobre a juventude no Brasil, em articulação com os estudos de gênero e raça. Teve por objetivo realizar um estudo exploratório dos processos de socialização de rapazes negros oriundos de camadas populares da cidade de São Paulo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada ao longo de 2007 e 2008, a partir de entrevistas coletivas com quatorze participantes e de entrevistas individuais com três deles. Inicialmente, buscou-se verificar modulações nas percepções destes sobre a masculinidade e os modos como articulavam concepções acerca das relações de gênero e de raça. Em um segundo momento, tentou-se captar experiências vividas em diferentes âmbitos e como essas se constituíram em aprendizagens singulares para forjar determinados sentidos e significados sobre masculinidade. Do ponto de vista teórico, parte-se da análise das noções de masculinidade, gênero e raça como produções culturais e históricas em constante mutação e que são apreendidas pelos sujeitos ao longo de suas vidas em um processo constante e ininterrupto. Para entender esse processo de aprendizagem a análise se baseou no conceito de socialização desenvolvido por Peter Berger e Thomas Luckmann e no conceito de individuação e suporte de Danilo Martuccelli. Os resultados evidenciam a diversidade de significados que jovens atribuem à ideia de ser homem e ser homem negro, forjados no âmbito de experiências e acessos desiguais a novos scripts e performances que, por um lado, permitem reposicionamentos e a desconstrução de hierarquias e fronteiras que separam homens e mulheres, homens e homens; por outro, permitem maneiras diferenciadas de construção de um pertencimento racial e articulação com a masculinidade.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-11092009-161218
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-03-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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