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Perspectivas da gestão escolar sobre mídias e TDIC: uma análise a partir de duas escolas municipais de ensino fundamental em São Paulo

Luz-Carvalho, Tatiana Garcia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-08-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perspectivas da gestão escolar sobre mídias e TDIC: uma análise a partir de duas escolas municipais de ensino fundamental em São Paulo
  • Autor: Luz-Carvalho, Tatiana Garcia
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação; Mídias; Gestão Escolar; Escola; Educomunicação; Educação; Comunicação; Educommunication; Education; Digital Information And Communication Technologies; Media; School; School Management; Communication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Gestores escolares desempenham papel estratégico quando se trata da incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e mídias no ambiente escolar. Sendo responsáveis por implementar e gerir o projeto da escola, podem adotar diferentes abordagens para incorporar elementos da cultura digital processos técnicos, práticas, valores e atitudes nas propostas pedagógicas. Esta pesquisa, realizada na perspectiva da interface Comunicação e Educação, tem como objetivo investigar se as posturas adotadas por esses profissionais são da ordem do afastamento ou da aproximação com relação às TDIC e mídias. Para realizar tal estudo, analisamos os Projetos Políticos Pedagógicos das EMEFs Edgard Carone e Remo Rinaldi Naddeo do município de São Paulo, bem como entrevistamos os gestores dessas unidades educativas. A investigação promoveu a percepção de que as condutas variam de acordo com a formação desses profissionais, a divisão de trabalho entre equipe gestora e também são balizadas pelo contexto político e social do momento, a exemplo do ensino remoto emergencial, consequência da pandemia de Covid-19, que obrigou gestores a se aproximarem da esfera digital.
  • DOI: 10.11606/D.27.2022.tde-29112022-120808
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-08-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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