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Modelagem e análise da dinâmica longitudinal de veículos automotivos

Rodivaldo Henrique da Cunha ALVARO COSTA NETO

1998

Localização: EESC - Esc. Engenharia de São Carlos    (TESE 1759 )(Acessar)

  • Título:
    Modelagem e análise da dinâmica longitudinal de veículos automotivos
  • Autor: Rodivaldo Henrique da Cunha
  • ALVARO COSTA NETO
  • Assuntos: ENGENHARIA AUTOMOBILÍSTICA; ENGENHARIA MECÂNICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho estuda a dinâmica longitudinal de veículos automotivos com a ajuda de modelagem matemática através do desenvolvimento dos chamados protótipos virtuais. O veículo usado é um VW-GOL. Um modelo é implementado em ambiente MATLAB/SIMULINK e outro em ADAMS, uma ferramenta de modelagem de sistemas multi-corpos. Os sub-sistemas que estão envolvidos na dinâmica longitudinal de um veículo são o motor, embreagem, caixa de câmbio, diferenciais, eixos, rodas, pneus, sistema de freio, aerodinâmica, motorista e também a pista. Todos eles estão representados nos presentes modelos. Há uma grande interação entre esses sub-sistemas, além de várias não-linearidades, equações algébricas e equações diferenciais. Portanto a ajuda de ferramentas computacionais se faz necessária para o estudo do veículo completo. Com os protótipos virtuais, várias simulações relacionadas à dinâmica longitudinal do veículo, incluindo desempenho em aceleração, retomada, tempo e distância de frenagem, rampa máxima e velocidade máxima são executados. Os resultados obtidos são comparados com os valores medidos em testes e são tiradas conclusões
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 93 p.
  • Idioma: Português

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