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Transporte sustentável como fator essencial para a qualidade de vida: o caso de São Paulo

Labate, Marcelo Luiz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2006-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Transporte sustentável como fator essencial para a qualidade de vida: o caso de São Paulo
  • Autor: Labate, Marcelo Luiz
  • Orientador: Franco, Maria de Assuncao Ribeiro
  • Assuntos: Cidades Globais; São Paulo; Qualidade De Vida; Qualidade Ambiental; Pesquisa; Indicadores; Impactos Ambientais; Transporte Sustentável; Desenho Ambiental; Sustainable Transport; Survey; Quality Of Life; Environmental Design; Environmental Impacts; Environmental Quality; Indicators; Global Cities
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Os impactos ambientais do transporte assumem diversas formas e têm efeitos locais, regionais e globais. A crescente dimensão do tema desperta interesse mundial, expresso em inúmeras propostas voltadas à moderação dos impactos em áreas urbanas e em rodovias, bem como à integração entre transporte e sustentabilidade. O referencial teórico mostra que a recomendação de ações para redução de impactos ambientais depende de conhecimento do cenário de intervenção e também da compatibilidade entre propostas, características da área e necessidades da população local, ao passo que a análise do estado-da-arte em cidades globais baliza possíveis metas a atingir. O presente trabalho teve como objetivos criar uma metodologia de avaliação de impactos ambientais e investigar a relação entre transporte, qualidade ambiental e qualidade de vida em alguns locais de São Paulo. Tendo como norte os conceitos de transporte sustentável e desenho ambiental, foi elaborado um modelo de diagnóstico de qualidade ambiental e qualidade de vida. Para tanto, duas pesquisas foram aplicadas: uma subjetiva, caracterizando a demanda por infra-estrutura urbana e a qualidade de vida da população; e a outra objetiva, cujos resultados permitiram avaliar os impactos ambientais. As pesquisas ocorreram em 3 Subprefeituras do Município de São Paulo, sendo que a avaliação dos resultados teve como base o uso de alguns indicadores de qualidade ambiental e uma calculadora de externalidades, especialmente desenvolvidos para o estudo. A metodologia mostrou ser viável para diagnosticar a qualidade de vida da população local, as características físicas pontuais e os impactos ambientais resultantes do tráfego local. O levantamento facilitou a sugestão de uma série de intervenções pontuais, constituindo um instrumento de avaliação flexível e replicável em outras localidades.
  • DOI: 10.11606/T.16.2006.tde-28022007-153126
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2006-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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