Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
ABCD PBi
Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
Autor:
Campos, Ana Paula
Orientador:
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Assuntos:
Livro Infantil
;
Divulgação Científica
;
Educação Em Museus
;
Educação Não Formal
;
Educomunicação
;
Informação
;
Livro Paradidático
;
Livro Informativo
;
Livro Ilustrado
;
Design Gráfico
;
Design
;
Projeto Editorial
;
Processos Participativos
;
Processos De Design
;
Cocriação
;
Codesign
;
Processos Colaborativos
;
Criança
;
Non-Formal Education
;
Museum Education
;
Paradidactic Book
;
Picturebook
;
Participatory Processes
;
Child
;
Information Book
;
Children'S Book
;
Co-Creation
;
Co-Design
;
Collaborative Processes
;
Design Process
;
Editorial Design
;
Educommunication
;
Graphic Design
;
Information
;
Science Divulgation
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
DOI:
10.11606/D.16.2016.tde-02092016-152309
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data de criação/publicação:
2016-05-06
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades (745.20981 M986p v.30 )
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo (F745.4074 M972p 30 )
FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad. (043:7.05 C198i )