skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino das ciências físicas no Brasil - 1800 a 1960

Bonetti, Marcelo De Carvalho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-05-07

Acesso online

  • Título:
    As imagens em movimento e sua contribuição para o ensino das ciências físicas no Brasil - 1800 a 1960
  • Autor: Bonetti, Marcelo De Carvalho
  • Orientador: Hosoume, Yassuko
  • Assuntos: Audiovisuais; História Da Educação; Formação De Professores; Filmes; Entretenimento; Ensino De Ciências; Cinema Educativo; Entertainment; Teacher Development; Sciences Education; Movies; History Of Education; Audiovisual; Educational Films; Teacher Education
  • Descrição: Neste trabalho pretendemos apresentar elementos históricos dos caminhos percorridos pela educação e pelos audiovisuais no Brasil, dos que vieram importados e daquelas que foram produzidas aqui e, que retrataram temas correlatos ao ensino da Física, buscando elementos desta trajetória desde o Império com a chegada ao Brasil das primeiras imagens animadas, até aqueles produzidos especificamente para projetos de ensino de Física empregados no Brasil na década de 1960. Procuramos identificar as transformações e as políticas educacionais desde o império no Brasil até a década de 1960, quando são introduzidos no Brasil os projetos de ensino de física, e neles filmes educativos especificamente realizados como parte integrante do processo de ensino. Também identificamos as transformações dos programas de ensino de física do ensino secundário no colégio Pedro II, que serviram como referência para o ensino secundário em todo País, a fim de identificar os conteúdos presentes no ensino de física e que foram tratados em audiovisuais. Dedicamos atenção ao ensino primário de ciências físicas, com especial atenção ao método intuitivo, identificando possíveis contribuições dos primeiros filmes mudos. Foram investigadas as contribuições do Instituto Nacional do Cinema Educativo para o ensino das ciências físicas, tanto aqueles temas diretamente ligados à física, como aqueles ligados à física aplicada. Por fim foram identificados filmes vinculados a projetos específicos para o ensino da física. Assim buscamos contribuir para que o estudo dos audiovisuais que divulgaram ciências físicas colabore com o melhor entendimento da educação no Brasil.
  • DOI: 10.11606/T.81.2013.tde-12072013-165752
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-05-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.