skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O universo fantástico de Rodari nas aulas de língua italiana construindo leitores

Stefania Ciambelli Alves Alice Vieira

2011

Localização: FE - Faculdade de Educação    (TE 85 A474u )(Acessar)

  • Título:
    O universo fantástico de Rodari nas aulas de língua italiana construindo leitores
  • Autor: Stefania Ciambelli Alves
  • Alice Vieira
  • Assuntos: Rodari, Gianni; LITERATURA ITALIANA; FANTASIA (GÊNERO); LEITURA; FORMAÇÃO DE LEITORES; LÍNGUA ITALIANA; LITERATURA INFANTOJUVENIL -- ITÁLIA; FÁBULA -- ITÁLIA; Estratégias; Fantastic Narrative; Foreign Language; Leitura; Língua Estrangeira; Literatura; Literature; Narrativa Fantástica; Reading; Strategies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acervo
  • Descrição: Este trabalho é resultado de uma pesquisa, desenvolvida durante cinco meses, direcionada para o ensino de língua estrangeira, neste caso, o italiano, e para as estratégias de leitura utilizadas pelo professor, ao adotar a narrativa fantástica, como recurso de aprendizagem. Como objetivo, buscou-se refletir sobre como o uso do texto literário, em específico a narrativa fantástica, pode facilitar a aprendizagem da língua estrangeira, e o desenvolvimento de um leitor competente, com a utilização de estratégias adequadas à leitura. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, pôde-se realizar uma análise do percurso percorrido, no início, no meio e no final, por cinco alunos, com a idade de 10 anos, do 5° ano do ensino fundamental, de uma escola bilíngue, português-italiano, para compreender o sentido do texto e como eles manifestaram uma evolução em sua competência leitora por meio das estratégias utilizadas pelo professor, no decorrer da leitura das três estórias escolhidas, do escritor Gianni Rodari. Realizamos, ainda, a análise da produção escrita final dos alunos para investigar não só a progressão linguística como também a capacidade de reconhecer e usar estruturas de manifestação da língua, especificamente a utilizada na narrativa fantástica de Rodari. O corpus que adotamos, encontra-se no livro Favole al telefono (Fábulas por telefone), de Gianni Rodari, e consiste em três narrativas fantásticas, sendo que a primeira é Il palazzo di gelato (O palácio de sorvete), a quinta
    é La strada di cioccolato (A rua de chocolate) e a décima é a La caramella istruttiva (A bala instrutiva). A análise, pautada na concepção interacionista, da estudiosa Kleiman, e na narrativa fantástica de Rodari, objetivou detectar se a participação do leitor-aprendiz, como sujeito da leitura, centrando-se nas estratégias de leitura, de um lado, e no desenvolvimento de habilidades linguísticas, de outro, se efetivou. Para tanto, trabalhou-se com a ideia de que a leitura não é aceitação passiva de vocábulos fragmentados, mas é construção ativa de sentido, em que o processo de interação é essencial.
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 207 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.