skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Crossroads, territories and religious patri- mony: about the sweetness as a cultural refe- rence in the Iemanjá and Nossa Senhora dos Navegantes celebrations on Laranjal beach, Pelotas/RS, in 2007; Cruzamentos, territórios e patrimônio religioso: sobre a doçura como referência cultural nas comemorações de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes nas praias do Laranjal, Pelotas/RS, em 2007

Kosby, Marília Floôr

Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 17 n. 17 (2008); 27-36

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-03-30

Acesso online

  • Título:
    Crossroads, territories and religious patri- mony: about the sweetness as a cultural refe- rence in the Iemanjá and Nossa Senhora dos Navegantes celebrations on Laranjal beach, Pelotas/RS, in 2007; Cruzamentos, territórios e patrimônio religioso: sobre a doçura como referência cultural nas comemorações de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes nas praias do Laranjal, Pelotas/RS, em 2007
  • Autor: Kosby, Marília Floôr
  • Assuntos: Patrimônio Cultural; Afro- Religiosidade; Cultural. Heritage. African Religiosity
  • É parte de: Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 17 n. 17 (2008); 27-36
  • Descrição: This ethnographic study analysesthe religious celebration that takes place everyyear on the February 2nd in Pelotas, the offi-cial holiday of Nossa Senhora dos Navegantes.These celebrations were researched in Laranjal ́slacustrines beaches and at the Z3 fishermen set-tlement located at the east coast, which is fin-ched by Lagoa dos Patos in Pelotas. The wholeanalysis is interposed by the notion of “Encruzi-lhada” (or “Crossroads”), suggested by José Car-los Gomes Anjos as a replacement to the notionof syncretism, with the aim to consider multipleentities and some kinds of religious manifesta-tions that cross each other during the celebra-tion. That concept is based on the reflectionabout the ways in which the African ReligiousCosmovision works with difference. Moreoverthis Cosmovision allows the perception of howmuch this logic isn ́t restricted to the “terreiras”(or “lawns”) but interposes identitary strategiesfrom groups apparently so contrastive as the ca-tholic community and the “people of religion”.
    Este estudo etnográfico analisa a ce-lebração religiosa que acontece todos os anos nodia 2 de fevereiro em Pelotas: as comemorações doferiado oficial de Nossa Senhora dos Navegantes.Especificamente, desenvolve-se na observação dessacerimônia nas praias lacustres do Laranjal e colôniade pescadores Z3, costa leste de Pelotas/RS, banha-da pela Lagoa dos Patos. Toda a análise é permea-da pela noção de “encruzilhada”, sugerida por JoséCarlos Gomes Anjos, em substituição à noção desincretismo, com o intuito de considerar as múlti-plas entidades, divindades e manifestações religiosasque se cruzam durante os festejos. Tal conceito ébaseado na reflexão sobre como a cosmovisão afro-religiosa lida com a diferença. Além disso, ela per-mite perceber o quanto essa lógica não se restringeàs terreiras2, mas permeia as estratégias identitáriasde grupos aparentemente tão contrastantes como acomunidade católica e o “povo de religião”.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47042/50765
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2008-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento