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Atividades educativas do enfermeiro na prevenção do HIV/AIDS em Natal-RN competências pedagógica e técnica

Gilson de Vasconcelos Torres Marcia Caron Ruffino

2000

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (Torres, Gilson de Vasconcelos )(Acessar)

  • Título:
    Atividades educativas do enfermeiro na prevenção do HIV/AIDS em Natal-RN competências pedagógica e técnica
  • Autor: Gilson de Vasconcelos Torres
  • Marcia Caron Ruffino
  • Assuntos: ENFERMAGEM (PRATICA PROFISSIONAL)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Estudo descritivo, que objetivou estudar as competências pedagógica e técnica do enfermeiro nas ações educativas na prevenção do HIV/AIDS nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município de Natal-RN. Esta investigação foi realizada com 76 enfermeiros que atuavam nas UBSs. Foi utilizado um questionário estruturado para análise, testes estatísticos paramétrico e não paramétrico, técnicas de análise de dados categorizados através das tabelas de contingências, além do método de análise de conteúdo de BARDIN (1995). Identificou-se que apenas 18,4% afirmaram ter competência para atuar na prevenção do HIV/AIDS nas UBSs, verificamos que 59% justificaram que precisavam de treinamento em HIV/AIDS. Os pesquisados apresentaram excelente nível de conhecimento nas questões relativas a fontes de infecção e formas de transmissão do HIV, um bom nível nas questões sobre a prevenção, aspectos epidemiológicos e medidas de biossegurança. Já nas questões sobre o vírus HIV e aspectos clínicos apresentaram níveis regular e insatisfatório respectivamente. Os pesquisados de um modo geral demonstraram bom nível de competência técnica em HIV/AIDS e sua prevenção. Entre as ações educativas desenvolvidas na prevenção do HIV/AIDS, destacaram-se distribuição de preservativo (93,4%), orientação individual (93,4%), distribuição de material informativo (89,5%), palestra informativa (71,0%), orientação em grupo (57,9%), exibição de filmes e vídeos (38,2%), aconselhamento pré-teste e pós-teste
    (31,6%). Essas atividades são executadas em sua maioria apenas por enfermeiros dentro das UBSs e com menor freqüência na comunidade. Quanto à competência pedagógica, verificamos a falta de coerência entre as fases de planejamento, desenvolvimento e avaliação nas atividades educativas implementadas pelos pesquisados. Entre as técnicas de ensino utilizadas, o método expositivo destacou-se nas ações de palestra informativa (92,6%) exibição de filmes e vídeos ) (89,7%), distribuição de material informativo (83,8%) e na orientação em grupo. Já o diálogo é utilizado com mais freqüência nas ações de aconselhamento pré-teste (87,5%), na orientação individual (83,1%) e na distribuição de preservativo com 71,8%. A pergunta oral foi a forma de avaliação das ações educativas mais utilizada, seguida da simples observação da clientela no momento da execução das atividades. Apesar do bom nível de competência técnica dos enfermeiros, é necessário trabalhar os aspectos que apresentaram deficiências. Quanto à competência pedagógica, os pesquisados demonstraram um despreparo em todas as etapas do planejamento das estratégias educativas, necessitando ser refletida a formação do enfermeiro para função educativa, com vista a estratégias de prevenção do HIV/AIDS mais efetivas e transformadoras
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 213 p anexos.
  • Idioma: Português

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