skip to main content

Os sistemas alternativos de comunicação para o surdo-cego

Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento ; Maria da Piedade Resende da Costa

Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação, 2010, p.57

SciELO - EdUFSCar

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Os sistemas alternativos de comunicação para o surdo-cego
  • Autor: Fatima Ali Abdalah Abdel Cader-Nascimento ; Maria da Piedade Resende da Costa
  • É parte de: Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação, 2010, p.57
  • Descrição: A questão do contexto lingüístico presente na sala de aula é um dos graves problemas enfrentados pelo aluno com alguma deficiência sensorial. Particularizando, para o aluno que possui prejuízo auditivo e visual, o processo de comunicação inicial certamente será severamente afetado, uma vez que o acesso à informação ocorre por outras vias sensoriais distintas daquela veiculada majoritariamente no meio sociocultural. Segundo a teoria de van Dijk (1968), esse aspecto pode ser amenizado com o desenvolvimento da abordagem co-ativa, que permite à criança desenvolver a consciência da exis tência, dos efeitos e das funções da comunicação no ambiente. A partir da
  • Editor: SciELO - EdUFSCar
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.