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Azanha e a democratização do acesso ao ensino: 1967-1970

Cury, Ariam José Ferreira De Castilho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-07-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Azanha e a democratização do acesso ao ensino: 1967-1970
  • Autor: Cury, Ariam José Ferreira De Castilho
  • Orientador: Carvalho, José Sergio Fonseca de
  • Assuntos: Administração Ulhôa Cintra; Democratização Do Ensino; Ditadura Militar; Política Educacional; Escola Pública; José Mário Pires Azanha; Public School; Military Dictatorship; Educational Policy; Democratization Of Education; Ulhôa Cintra Administration
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho visa compreender a concepção de democratização do acesso ao ensino em José Mário Pires Azanha a partir dos vínculos entre ação política e elaboração conceitual. Em uma época marcada pela crença de que a escola pública é, sob todos os aspectos, um fracasso, um exame da obra teórica e do percurso político de Azanha pode se mostrar relevante para pensar e fomentar políticas públicas capazes de dar um significado à escolarização pública. Seus mais de 50 anos como professor e administrador público, sua atuação política e grande parte de sua obra foram dedicadas à defesa de uma concepção específica de democratização do ensino, e seus exercícios teóricos sobre o tema baseiam-se nas medidas que levou a cabo em sua passagem pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo durante a administração Ulhôa Cintra (1967-1970). Ao estudar a noção de democratização do ensino veiculada por Azanha e sua implantação, este trabalho lança luz sobre a delicada questão das políticas educacionais durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Mesmo num contexto de crescente cerceamento das liberdades políticas, o Estado adotou políticas visando democratizar o direito social à educação. Esta pesquisa procura matizar o papel dos inúmeros atores envolvidos nesse complexo cenário, que envolveu diferentes projetos pedagógicos e posicionamentos políticos entre um aparato fortemente repressivo e as diversas modalidades de resistência que se desenhavam ao longo do processo.
  • DOI: 10.11606/D.48.2012.tde-01102012-110916
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-07-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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