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As transformações dos processos de mediação da informação nos currículos de formação do bibliotecário brasileiro no contexto da sociedade da informação

Moraes, Marielle Barros De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2012-10-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As transformações dos processos de mediação da informação nos currículos de formação do bibliotecário brasileiro no contexto da sociedade da informação
  • Autor: Moraes, Marielle Barros De
  • Orientador: Almeida, Marco Antonio de
  • Assuntos: Apropriação Social Da Informação; Sociedade Da Informação; Mediação Da Informação; Tecnologias De Informação E De Comunicação; Ciência Da Informação; Biblioteconomia - Estudo E Ensino (Graduação) - Brasil; Biblioteconomia - Currículo - Brasil; Curriculum; Mediation Of Information; Teaching Library; Information Technology And Communication
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descrição: A sociedade contemporânea está permeada pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação, as quais vêm ocasionando diversas transformações nas conceituações societais e nas práticas de mediação informativo-cultural; fato este que deságua nos currículos de formação de bibliotecários no Brasil. Esta nova sociedade, cujas delimitações conceituais e espaços-temporais não são muito precisas, constitui o contexto de surgimento de uma nova ciência, a Ciência da Informação, a qual também é demarcada pela não-delimitação de objeto, metodologias e abrangências, o que influencia na formação de seus profissionais. Neste sentido, analisar como está delineada a formação do bibliotecário brasileiro diante deste contexto torna-se urgente, haja vista estarem as Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação revendo seus projetos pedagógicos e planos de ensino desde a entrada do século XXI. No contexto desta pesquisa, investigamos como a contemporaneidade influencia as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ministério da Educação brasileiro (MEC), as indicativas da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) e os currículos formativos em cinco universidades brasileiras para perceber como as Tecnologias de Informação e de Comunicação alteraram os conteúdos curriculares e como as questões mediacionais estão inseridas nos mesmos. Para tanto, apoiamo-nos na Pesquisa Teórica Exploratória, no Método Comparativo e na Análise de Conteúdo. As análises demonstraram defasagens de diversos níveis dos currículos em relação ao documento da ABECIN, bem como a utilização das terminologias das competências; além disso, demonstra que a visão de mediação inserida nesses currículos ainda é de uma mediação tradicional- embora alguns tratem da relação dessa mediação com as Tecnologias de Informação e de Comunicação.
  • DOI: 10.11606/D.27.2012.tde-15022013-094606
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2012-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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