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Integração de valores morais às representações de si de adolescentes

Silva, Marco Antonio Morgado Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-01-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Integração de valores morais às representações de si de adolescentes
  • Autor: Silva, Marco Antonio Morgado Da
  • Orientador: Araújo, Ulisses Ferreira de
  • Assuntos: Self Moral; Identidade Moral; Representação De Si; Teoria Dos Modelos; Organizadores Do Pensamento; Moral Self; Moral Identity; Self-Representation; Theory Of Organizing Models Of Thought
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo central investigar a dinâmica de conservações e mudanças na integração de valores morais às representações de si de adolescentes, no que concerne aos tipos de valores morais, a suas formas de integração e à centralidade com que podem ser integrados. Diante da predominância de estudos com instrumentos fechados e análises estatísticas com corte transversal no campo de investigações sobre self moral e identidade moral, adotamos a abordagem qualitativa em corte longitudinal, visando explorar o funcionamento desse fenômeno psicológico de modo pormenorizado, desvelando seu dinamismo e complexidade. O quadro teórico que fundamenta essa pesquisa foi estruturado por três eixos: a construção psicossocial do self e da identidade; os modelos teóricos e pesquisas empíricas sobre a integração da moral ao self; e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, referência teórico-metodológica adotada para a análise dos dados. Participaram da pesquisa 42 adolescentes, estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma escola particular de classe média alta, localizada na cidade de São Paulo. O instrumento de pesquisa consistiu em um protocolo composto por 10 questões dissertativas sobre representação de si. A coleta de dados foi realizada em duas fases, com um intervalo de 10 meses. Os resultados evidenciaram a diversidade e especificidade de tipos de valores morais e significações que cada sujeito pode integrar a sua representação de si. Revelaram, igualmente, as variadas formas pelas quais pode ocorrer essa integração, a saber: atributo da identidade, ação; juízo; evento autobiográfico; objetivo de vida; protótipo de conduta; ideologia política; sentimento; e projeto de sociedade. Da análise dos modelos organizadores elaborados pelos adolescentes extraímos quatro categorias de centralidade de valores morais na representação de si: identidade moral; integração central de valores morais; integração moderada de valores morais; e integração periférica de valores morais. Mediante a análise em profundidade de quatro casos representativos das referidas categorias foi possível destacar que as variações na centralidade de valores morais entre os participantes revelaram-se pelas diferenças na frequência com que foram abstraídos ao longo do protocolo, na elaboração cognitiva e afetiva de seus significados, na variedade de formas de integração e na conformação (ou não) de um sistema moral derivado das coordenações entre conteúdos morais e conteúdos pertencentes a outros domínios. No tocante às dinâmicas de conservação e mudanças na integração de valores morais aos modelos organizadores, identificamos que a centralidade com que valores morais são integrados à representação de si pode se conservar, aumentar ou diminuir em perspectiva longitudinal. A análise pormenorizada de três casos representativos dessas três dinâmicas, denotou que o sistema de valores integrados à representação de si, ainda que possa conservar sua organização geral e a maior parte de seus conteúdos, não é uma estrutura estática, mas um sistema dinâmico e aberto, que pode ser modificado em maior ou menor grau em decorrência das múltiplas interações que o sujeito estabelece com o meio e de mudanças cognitivo-afetivas.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-29092020-162754
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-01-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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