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O ensino de língua inglesa no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná: um contexto idiossincrático

Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O ensino de língua inglesa no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná: um contexto idiossincrático
  • Autor: Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
  • Orientador: Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
  • Assuntos: Ensino De Língua Inglesa; Ensino Médio Integrado À Educação Profissional; Formação Continuada De Professores De Li; Continuing Education For English Language Teachers; English Language Teaching; Vocational Secondary School Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A língua inglesa na formação do estudante do ensino médio integrado à Educação Profissional Técnica (EMIEPT) é uma área que tem suscitado pesquisas em várias vertentes. A compreensão desse contexto, mais especificamente localizado no Instituto Federal do Paraná (IFPR), é a preocupação principal desta pesquisa pela complexidade e diversidade das questões que compõem esse cenário. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, dividida em duas fases: indexação de pesquisas realizadas em contextos semelhantes e coleta de dados em campo no IFPR. O desenho da pesquisa viabilizou o afunilamento das tendências que caracterizam o EMIEPT, de forma mais geral, para a compreensão do contexto mais específico por meio do levantamento de concepções e práticas dos professores do IFPR, identificadas em planos de ensino, questionários e entrevistas. No total foram analisados os dados obtidos a partir de 22 planos de ensino, 18 questionários e seis entrevistas, os quais tiveram como informantes os professores de LI do IFPR. Os resultados da primeira fase evidenciam um movimento crescente de pesquisas realizadas no EMIEPT por professores que atuam no contexto. Essa evidência evoca tanto a necessidade de busca de soluções para conflitos inerentes ao contexto como a necessidade de formação continuada, apontada em várias pesquisas. A análise dos dados da segunda fase aponta, entre outros, que os profissionais que ensinam LI no IFPR recebem pouca formação continuada sobre os fundamentos filosóficos e epistemológicos da modalidade de ensino na qual atuam. O resultado das análises das entrevistas corrobora os dados levantados nos questionários, mostrando as tendências no trabalho do professor de LI do IFPR, suas preocupações e dificuldades. Os resultados obtidos por meio da análise dos planos de ensino bem como a construção das relações entre os dados das duas fases da pesquisa permitiram o levantamento das contradições, sobreposições e convergências presentes no multifacetado cenário do ensino de LI no EMIEPT do IFPR. Os resultados apontam, também, que nesse contexto de ensino prioriza-se a formação geral do estudante, e a integração com a formação profissional fica restrita a aspectos superficiais. Conclui-se que o cenário demanda dois tipos de ações que podem contribuir para o ensino de LI: formação continuada em serviço e engajamento político dos profissionais que atuam na área.
  • DOI: 10.11606/T.48.2017.tde-30112016-110626
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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