skip to main content

Design arquitetônico uma abordagem projetual com foco no usuário, como protagonista e agente de projeto, ou... Das cooperativas de habitação uruguauias ao disseno modernista do "Byker Wall"

Paulo Eduardo Fonseca de Campos

2016

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:69 F676d )(Acessar)

  • Título:
    Design arquitetônico uma abordagem projetual com foco no usuário, como protagonista e agente de projeto, ou... Das cooperativas de habitação uruguauias ao disseno modernista do "Byker Wall"
  • Autor: Paulo Eduardo Fonseca de Campos
  • Assuntos: DESIGN; ARQUITETURA; PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO; INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO; HABITAÇÃO; ANTROPOLOGIA URBANA; PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA; Projeto Participativo; Pesquisa Etnográfica; Processos Participativos
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: No momento em que a construção habitacional no Brasil atinge níveis quantitativos há muito não vistos, particularmente em programas oficiais de grande envergadura, cabe refletir a respeito da produção em larga escala de moradias, particularmente fazendo uso de sistemas construtivos industrializados, e sobre as carências qualitativas que vêm sendo observadas nos campos da arquitetura e do urbanismo. Este texto reflexivo é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada entre 2014 e 2015 no Reino Unido, e tem como foco o estudo do papel do usuário como protagonista e agente de projeto em processos participativos. Tomando como principal estudo de caso o conjunto habitacional “Byker Wall”, construído nos anos 1970 em Newcastle, na Inglaterra, com a participação ativa de seus usuários nos processos de planejamento e de tomada de decisões, o trabalho busca estabelecer possíveis conexões entre aquela notável realização e projetos participativos realizados no Brasil a partir da década de 1980, sob uma clara influência das cooperativas habitacionais uruguaias de ajuda mútua. A partir de levantamentos bibliográficos e de campo, foram analisadas as principais características físicas definidoras do “Byker Wall”, bem como as dimensões simbólico-afetivas alcançadas por este empreendimento social entre seus moradores. Com isso acredita-se ser possível vislumbrar as possibilidades oferecidas pelos processos participativos na construção habitacional, que venham a superar uma visão puramente produtivista, à procura de uma maior qualidade arquitetônica e urbanística do habitat.
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 253 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.