skip to main content

Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência

Moura, Breno Arsioli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-11-12

Online access

  • Title:
    Formação crítico-transformadora de professores de Física: uma proposta a partir da História da Ciência
  • Author: Moura, Breno Arsioli
  • Supervisor: Silva, Cibelle Celestino
  • Subjects: Ensino Superior; Formação De Professores; História Da Ciência; Higher Education; History Of Science; Teacher Training
  • Description: A conjuntura atual da formação de professores de Física aponta para um cenário complexo, com propostas diversificadas e pontos de vista distintos sobre qual professor se espera e quais conhecimentos ele deve ter. Nesse sentido, é defendida neste trabalho a necessidade de se promover uma formação crítico-transformadora, no intuito de proporcionar aos professores uma visão crítica de mundo e incentivar uma atitude transformadora, a fim de que eles saibam lidar com este cenário que os cerca. A História da Ciência, ao proporcionar uma visão mais clara do processo de construção do conhecimento científico, pode oferecer subsídios para desenvolver a formação crítico-transformadora dos professores de Física. A partir disso, foi construída uma proposta de abordagem da História da Ciência que promovesse a formação crítico-transformadora, denominada Abordagem Multicontextual da História da Ciência (AMHIC). Fundamentada na ideia de ensino contextualizado, a AMHIC propõe o estudo de episódios históricos a partir de três contextos: científico, metacientífico e pedagógico. A abordagem foi aplicada de forma piloto em uma disciplina do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sendo coletado para análise um conjunto de dados escritos, notas de campo e entrevistas. Os resultados apontam para o desenvolvimento de aspectos da formação crítico-transformadora nos licenciandos que participaram da pesquisa.
  • DOI: 10.11606/T.81.2012.tde-28092012-143219
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Creation Date: 2012-11-12
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait