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Adolescência: em busca dos sujeitos sociais

Peres, Fumika

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 1995-10-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adolescência: em busca dos sujeitos sociais
  • Autor: Peres, Fumika
  • Orientador: Rosenburg, Cornelio Pedroso
  • Assuntos: Adolescentes; Política De Saúde Pública; Saúde Integral Do Adolescente; Integral Adolescent Health; Public Health Policy; Teens
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho consistiu em reconhecer o lugar ocupado por adolescentes concretos no discurso dominante, na área da Saúde Pública, sobre saúde integral do adolescente. Reconhecemos a visão paradigmática biomédica/médico-biológica, como tendência dominante na área de saúde do adolescente, quer na produção do conhecimento, quer na elaboração de propostas de intervenção. Assumimos, como discurso oficial/hegemônico na Saúde, aquele produzido e irradiado por agências internacionais que atuam na área, e que é explicitado no Programa de Saúde Integral do Adolescente, do Plano de AçãO sobre a Saúde do Adolescente nas Américas. Este Programa vem orientando, nesta década, as políticas específicas em países da América Latina e do Caribe, inclusive, no Brasil. Buscamos desvendar o discurso dominante, pela mediação da análise do referido Programa. Recorremos ao emprego de procedimentos metodológicos de ciências sociais, dentro de uma perspectiva histórica, apoiadas em autores que tentam romper com o positivismo - base da visão paradigmática biomédica/médico-biológica. Utilizamos como fontes documentais, além do referido Programa, outras publicações produzidas por organismos internacionais, relacionadas com o nosso objeto de estudo. O processo de desconstruçâo e reconstrução histórica do discurso em estudo, permitiu-nos estar reconhecendo os reais destinatários do Programa de Saúde Integral do Adolescente-adolescentes \"pobres\" - e o lugar, por eles ocupado - objeto, dentro de um projeto, por nós reconhecido como: legistador. ético-moral e pedagógico.
  • DOI: 10.11606/T.6.2014.tde-24102014-111850
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 1995-10-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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