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Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia

Piantola, Marco Aurelio Floriano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas 2020-01-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
  • Autor: Piantola, Marco Aurelio Floriano
  • Orientador: Ferreira, Rita de Cassia Cafe
  • Assuntos: Ensino De Microbiologia; Metodologias Ativas; Active Methodologies; Microbiology Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
  • DOI: 10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas
  • Data de criação/publicação: 2020-01-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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