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Pedras artesãs materialidade, tecnologias e mobilidades das panelas de pedra-sabão em Minas Gerais
Vinicius Melquiades dos Santos Maria Cristina Oliveira Bruno
2017
Localização:
MAE - Museu Arqueologia e Etnologia
(TESE-MAE )
(Acessar)
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Título:
Pedras artesãs materialidade, tecnologias e mobilidades das panelas de pedra-sabão em Minas Gerais
Autor:
Vinicius Melquiades dos Santos
Maria Cristina Oliveira Bruno
Assuntos:
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA -- ETNOLOGIA -- MINAS GERAIS
;
CULTURA MATERIAL -- ASPECTOS ARQUEOLÓGICOS
;
ACERVO MUSEOLÓGICO
;
MUSEOLOGIA -- ASPECTOS SOCIAIS
Notas:
Tese (Doutorado)
Notas Locais:
Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
Descrição:
A
ampla utilização da pedra-sabão na arquitetura em Minas Gerais no período colonial relegou às panelas pedra-sabão um lugar marginal, vistos como objetos mundanos e comuns, oriundos dos trabalhos manuais e ofícios banais que existiam e, no caso dos artesãos paneleiros, permanecem até hoje. Atualmente, além da produção e comércio, esses artefatos se encontram em museus, coleções particulares e sítios arqueológicos da região. De uma maneira geral, as panelas, sua produção e seus produtores são associados
a
uma identidade regional e nacional, vinculada às artes, ao Barroco mineiro e
a
Aleijadinho. As panelas são consideradas majoritariamente como contentoras de significados porém, não recebem
a
devida atenção no que se refere às agências, nuances e gradações de suas relações. Essas associações diretas acabam por desconsiderar ou reduzir
a
participação de outros agentes ou seres, como é o caso dos artesãos paneleiros e das próprias panelas. O exercício central consiste na construção da história de vida dessa população de artefatos, partindo de suas materialidades e abordando a permuta de propriedades entre pessoas humanas e coisas. Assim, surgiram apontamentos sobre as maneiras como elas ressoam e compõem o coletivo, entendido como alargamento do termo social e aplicado aos diferentes contextos e situações espaço-temporais. Partindo da confluência de etnografias, que envolvem a análise de coleções arqueológicas, a vivência e acompanhamento na comunidade de artesãos de Cachoeira do Brumado (Mariana) e na Feira de pedra-sabão de Ouro Preto, os processos de musealização e patrimonialização, entre outros, foi possível redefinir de maneira equânime os lugares e as participações desses agentes (artesãos e artefatos).
Também vieram
à
tona relações de constituição mútua vividas no cotidiano, das quais as materialidades são tessituras associadas às tecnologias e mobilidades compartilhadas entre pessoas e coisas. Os modos de vida e existência e os gestos e técnicas presentes nos eventos e processos de constituição desses artefatos se manifestam coletivamente e sugerem dinâmicas das quais participam seres humanos diversos. Percebida dessa maneira,
a
abordagem construída segue na contramão das informações oficializadas e difundidas sobre esses artefatos, as quais historicamente vêm contribuindo com
a
institucionalização e naturalização de perspectivas simplistas e excludentes que têm impacto direto na vida dos seres e coletivos nas múltiplas temporalidades.
A
partir de perspectivas simétricas criticamente aplicadas
à
Arqueologia, apontamos para um abandono ontológico desses objetos - panelas de pedra-sabão - que transpassam os seres e coletivos, justificados e percebidos por meio de uma série de estigmas, tais como a desabilidade dos gestos e a inferioridade do trabalho manual. Por fim, torna-se possível refletir sobre o potencial de posições teóricas que se opõem à ditadura das ontologias binárias, além de uma aproximação da dinâmica das relações artesãos-artefatos para o contexto de produção do conhecimento científico, colocando as oficinas em patamar análogo aos laboratórios, museus e instituições de pesquisa
Data de criação/publicação:
2017
Formato:
346 p..
Idioma:
Português
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