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Inclusion of individuals with special needs in regular education a literature review

Fabiana Trevisani Silva Eduardo Augusto Vella Gonçalves; Kátia de Freitas Alvarenga

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 24, n. 1, p. 96-103, 2012

São Paulo 2012

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  • Título:
    Inclusion of individuals with special needs in regular education a literature review
  • Autor: Fabiana Trevisani Silva
  • Eduardo Augusto Vella Gonçalves; Kátia de Freitas Alvarenga
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ESPECIAL; DEFICIENTES; ENSINO
  • É parte de: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo v. 24, n. 1, p. 96-103, 2012
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000100017>. Acesso em: 28 set. 2012
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: Analisar criticamente a inclusão do portador de necessidades especiais no ensino regular brasileiro, considerando aspectos sociais e jurídicos, por meio de revisão de literatura. Estratégia de pesquisa: A pesquisa bibliográfica foi conduzida em bases de dados de acesso público: LILACS, SciELO, Portal Cochrane e IUSDATA, sendo esta última da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, considerando todos os artigos publicados até o mês de dezembro de 2010. Como estratégia de busca foram utilizados os seguintes termos livres: educação inclusiva, educação especial, proposta inclusiva e portador de necessidades especiais. Critérios de seleção: Durante a busca, foram avaliados e selecionados apenas os estudos cujo resumo ou corpo do artigo tivesse relação com o objetivo proposto. Análise dos dados: Os artigos potencialmente relevantes para a revisão foram apresentados em uma ficha protocolar contendo critérios de elegibilidade do estudo, métodos utilizados, características do grupo de artigos analisado, tipo de intervenção realizada e resultados obtidos no estudo. Os artigos classificados como opinião de especialistas, apesar de apresentarem baixo nível de evidência científica, foram incluídos no trabalho, pois são frequentemente encontrados na literatura sobre o assunto. Resultados: Foram encontrados 1.399 artigos, e após leitura dos resumos foram selecionados 120 artigos potencialmente relevantes considerando-se o objetivo da pesquisa. Destes, 67 artigos foram citados em mais de uma base de dados, o que resultou em 53 artigos para serem lidos na íntegra. Após a leitura dos 53 artigos, foram excluídos 15 que não se enquadravam nos critérios de inclusão. Desta forma, 38 estudos foram incluídos e analisados.
    Conclusão: Após a análise crítica da literatura da área conclui-se que, até o momento, de maneira geral, a escola recebe, mas há muito a percorrer para incluir os alunos portadores de necessidades especiais, embora o país possua o escopo da inclusão. Assim, faz-se necessário o estabelecimento de diretrizes e ações políticas visando uma inclusão efetiva.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 96-103.
  • Idioma: Inglês

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