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As representações sociais de queima e combustão

Marcolina Aparecida Eugênio da Silva Luiz Roberto de Moraes Pitombo

2003

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T 540.07 S586r ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    As representações sociais de queima e combustão
  • Autor: Marcolina Aparecida Eugênio da Silva
  • Luiz Roberto de Moraes Pitombo
  • Assuntos: COMBUSTÃO (ESTUDO E ENSINO); QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) - Instituo de Física, Instituto de Química e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Notas Locais: Programa Interunidades Ensino de Ciência Modalidade Física, Química e Biologia (FE/IF/IQ/IB)
  • Descrição: Com as alterações ocorridas ultimamente no sistema educacional brasileiro, o ensino médio passou a fazer parte da educação básica. Desta forma, busca-se agora significado ao conhecimento escolar através da contextualização, interdisciplinaridade e incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. Neste contexto, o ensino de química é um instrumento educativo valioso para atingir estes objetivos. No entanto, não se pode esquecer que os alunos no ambiente escolar podem socializar idéias, opiniões e imagens, tornando-as estruturadas em um 'saber prático' que está em contínua elaboração nessas trocas de informação, experiências e relações do cotidiano. Este 'saber prático' é denominado representações sociais. Este tipo de saber pode ser válido dependendo da relação que estabelece com o contexto no qual foi produzido. Assim, este estudo investigou as representações sociais de queima e combustão de 176 alunos das séries finais dos ensinos fundamental e médio de escolas pública e particular, além de analisar se o ensino de química foi capaz de modificá-las. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a associação livre de palavras, a desenho e a questão aberta, feitos a partir dos termos indutores queima e combustão. As informações obtidas, após a pré-análise flutuante, foram fragmentadas, categorizadas e contabilizadas. Através da análise de conteúdo pode-se sugerir as possíveis representações sociais de queima e combustão dos alunos pesquisados. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) Os resultados indicam que a queima está intimamente relacionada à destruição, mas em decorrência do ensino de química esta relação diminuiu
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 146 p.
  • Idioma: Português

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