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Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração

Silveira Neto, Ticiane

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2014-09-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação continuada de professores de química: uma análise sobre o entendimento e aceitação das atividades propostas em cursos de curta duração
  • Autor: Silveira Neto, Ticiane
  • Orientador: Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
  • Assuntos: Atividades Propostas Em Curso De Formação Continuada; Cursos De Curta Duração; Formação Continuada; Professores De Química; Activities Proposed In Continuing Education Course; Chemistry Teachers; Continuing Education; Short Courses
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de Química do ensino médio de escolas públicas e particulares participantes de dois cursos de formação continuada realizados por uma Universidade de São Paulo, o primeiro curso ocorreu em julho 2011 e o segundo em janeiro de 2012. Sendo assim, nosso campo de pesquisa é a formação continuada de professores de Química, mais especificamente, cursos de curta duração, como, por exemplo, os cursos estudados nessa pesquisa que ocorreram no período de aproximadamente uma semana. O nosso foco principal foi pesquisar como os professores estão entendendo e aceitando as atividades que lhes são propostas nesses cursos com a possibilidade de serem aproveitadas no cotidiano da escola. Foram instrumentos dessa pesquisa entrevistas, gravações de áudio e matérias produzidos pelos professores. O tratamento dos dados se constituiu através da observação, análise e criação de categorias de análise a posteriori. Trabalhamos nesse sentido a fim de construir um instrumento de análise que nos permitisse extrair de maneira mais coesa e estruturada as intenções contidas nos dados coletados tanto sobre professores, como sobre os formadores e o contexto vivido por ambos. Os resultados nos mostram que para que as atividades dos cursos sejam utilizadas em sala de aula é preciso que o professor primeiro as entenda, ou seja, que se sintam seguros quanto ao domínio do conteúdo que as envolve; depois que as aceite, pois o sujeito poderá entende a atividade, mas não aceita-la no sentido de acreditar que seu uso poderá resolver alguns dos seus problemas de ensino e aprendizagem. Os cursos de curta duração parecem não oferecem tempo suficiente para que os processos de entendimento e aceitação se concretizem, mas são importantes à medida que apresentam alternativas, motivam, mostram caminhos de como, porque, onde e quando usar determinada atividade. Caberá a esse professor, caso se interesse pelo assunto, se aprofundar através de estudos individuais ou buscar outros cursos mais longos e específicos.
  • DOI: 10.11606/D.81.2014.tde-27042015-163717
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2014-09-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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