skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estratégias em compreensão da leitura conhecimento e uso por professores de Língua Portuguesa

Henrique Kopke Filho Geraldina Porto Witter 1934-2014

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T KOPKE FILHO, H. 2001 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estratégias em compreensão da leitura conhecimento e uso por professores de Língua Portuguesa
  • Autor: Henrique Kopke Filho
  • Geraldina Porto Witter 1934-2014
  • Assuntos: LEITURA; LÍNGUA PORTUGUESA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado)-- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo
  • Notas Locais: Lingüística
  • Descrição: Este é um estudo acercado conhecimento e do uso de estratégias para a compreensão da leitura. São objetivos: levantar o repertório de estratégias freqüentemente usadas pelos sujeitos; determinar os tipos de estratégias usadas com base em relações coesivas e inferenciais, e o conhecimento metacognitivo desses usos; analisar o nível de compreensão da leitura do material de testes; verificar a influência do procedimento nas respostas aos testes. Os sujeitos são 24 docentes de Língua Portuguesa, divididos em dois grupos (N=12). Utiliza duas modalidades do Teste Cloze, aplicadas em dois textos de assuntos diferentes. Cada texto apresenta duas seqüências: uma na forma convencional do teste; outra na forma adaptada com base em fatores de coesão e de inferência. Após análise qualitativa e quantitativa, observa que: 1) a maioria dos sujeitos revelou uso limitado e insconsciente de estratégias de leitura; 2) a falta de conhecimento prévio do assunto e a ordem de aplicação dos testes afetaram significantemente a compreensão da leitura; 3) o teste Cloze mostrou-se adequado para a análise da compreensão e para ativar estratégias com base em pistas textuais. Conclui que é fundamental desenvolver pesquisas com docentes de todas as áreas e criar programas que promovam o uso de estratégias metacognitivas no processamento da leitura
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 148 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.