skip to main content
Primo Search
Search in: General Search

Fatores associados à doença pulmonar em idosos [resumo]

Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco Maria Rita de Camargo Donalísio; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Chester Luiz Galvão Cesar; Moisés Goldbaum; Luana Carandina; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Available at EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) and other locations(GetIt)

  • Title:
    Fatores associados à doença pulmonar em idosos [resumo]
  • Author: Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco
  • Maria Rita de Camargo Donalísio; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Chester Luiz Galvão Cesar; Moisés Goldbaum; Luana Carandina; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Subjects: DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA; IDOSOS
  • Is Part Of: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notes: Em CD-ROM
  • Description: Introdução Além do aumento na prevalência de doenças crônico-degenerativas, associado ao processo de envelhecimento, quadros com distintas etiologias se expressam com maior gravidade no idoso, devido a sua maior susceptibilidade fisiológica e imunológica, particularmente às infecções, contribuindo para a redução da capacidade física e biológica e diminuindo sua autonomia. Objetivo Investigar a prevalência de doença pulmonar referida entre idosos segundo características sócio-demográficas e econômicas, estilo de vida, mobilidade física e condições de saúde, bem como verificar os fatores associados à doença. Método Trata-se de um estudo transversal de base populacional, do qual participaram 1.957 idosos (60 anos ou mais) selecionados a partir de amostragem probabilística, estratificada, por conglomerados e obtida em dois estágios em seis municípios do estado de São Paulo, no período de 2001 e 2002. Foram utilizadas estatísticas descritivas, testes de associação através do X2, razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. A análise ajustada foi conduzida por meio de regressão de Poisson. Resultados Dos idosos entrevistados, cerca de 7% referiram doença pulmonar. Na análise bruta, houve um aumento significativo na razão de prevalência relativa à doença entre os fumantes e ex-fumantes, naqueles com pior percepção da saúde, nos que referiram morbidade e uso de medicamento nos quinze dias e três dias anteriores à pesquisa respectivamente, naqueles com uma ou mais co-morbidades e nos que relataram as seguintes doenças crônicas: anemia, doença renal e depressão, ansiedade ou problemas emocionais.
    Não houve associação entre doença pulmonar referida e vacinação contra influenza. Na análise ajustada foi possível identificar os seguintes fatores independentemente associados à referência da doença: tabagismo (RP = 2,03; IC 95%: 1,39-2,97), uso de medicamentos (RP = 2,05; IC 95%: 1,11-3,79), auto-avaliação do estado de saúde atual como ruim ou muito ruim (RP = 1,89; IC 95%:1,20-2,96) e depressão, ansiedade ou problemas emocionais (RP = 1,86; IC 95%: 1,11-3,10). Conclusões Considerando a crescente longevidade da população, os achados desse estudo apontam para a importância das doenças respiratórias nesse grupo etário. Medidas de promoção e prevenção à saúde do idoso visando reduzir as complicações pulmonares e prevenir infecções virais e bacterianas podem ter impacto na qualidade de vida das pessoas acometidas por tais afecções.
  • Publisher: Rio de Janeiro
  • Creation Date: 2006
  • Format: 1 CD-ROM.
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait

  • Searching for
  • inscope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
  • Show me what you have so far