skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Retratos familiares in memorian

Luise Weiss 1953- Evandro Carlos Frasca Poyares Jardim

1998

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t757.0981 W431r e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Retratos familiares in memorian
  • Autor: Luise Weiss 1953-
  • Evandro Carlos Frasca Poyares Jardim
  • Assuntos: ARTES
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O projeto "Retratos Familiares: In Memorian", em termos básicos, constitui-se de dois momentos distintos, mas interligados: No primeiro momento, um inventário iconográfico, a busca de imagens recuperáveis, como uma busca arqueológica: retratos de família, pequenos objetos do cotidiano, cartas, livros, desenhos, depoimentos gravados, anotações, etc. No segundo momento, o projeto artístico buscando integrar numa leitura pessoal todo esse universo, na busca de uma poética própria, apoiada em técnicas e no uso de linguagens diferenciadas como gravuras, desenhos, objetos e outros recursos necessários que possam surgir no percursso. Ainda nesta primeira etapa, pretendendo incluir uma pesquisa em relação à natureza do retrato. O retrato como memória representada, marcando um perfil psicológico/social/cultural dos familiares imigrantes. O interesse no retrato não apenas pela representação, mas também como possibilidade de leitura de uma lembrança. Uma lembrança nem sempre muito precisa, onde se fundem dados reais, relatos e sonhos. Trabalhar o retrato como sujeito e como objeto. Questões ligadas à subjetividade e à consciência existencial e toda a dificuldade em transformar estas questões em matéria artística concreta acompanham o trabalho. As questões da vida/morte/do tempo/da recuperação de uma memória são na sua essência, os pontos-chave da minha busca, impossível desvincular o projeto artístico dessas dúvidas, uma vez que são calcadas em experiências próprias de vida. O
    texto subdivide-se em Ia. Parte - As Fotografias, na qual ocorre uma ênfase na pesquisa ligada à imagem fotográfica, incluindo ampliações e reproduções feitas com o auxílio da máquina de xerox e do computador. Uma série de livros-objetos, cadernos, objetos saíram desta primeira etapa, que culminariam com as pinturas da IIa. Parte. As pinturas (painéis montados com colagens e feitos com tinta acrílica) constituem-se na essência do trabalho, ) no qual os modelos retratados são as fotografias. Estes são reinterpretados durante o ato da pintura, constituindo-se este intercâmbio e diálogo entre pintura e fotografia como eixo fundamental na reconstrução do passado para o presente
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.