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A apreensão de conhecimento por meio de jogo de aprendizagem

Marcelo Chanes Maria Madalena Januario Leite

2005

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T2847 )(Acessar)

  • Título:
    A apreensão de conhecimento por meio de jogo de aprendizagem
  • Autor: Marcelo Chanes
  • Maria Madalena Januario Leite
  • Assuntos: JOGOS DE SIMULAÇÃO; LIDERANÇA; APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO; ENFERMAGEM
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Observa-se que desde os tempos primitivos os jogos de aprendizagem têm sua importância. Desse modo, os objetivos deste estudo foram: identificar o conhecimento apreendido pelos treinandos, após a aplicação de jogos de aprendizagem e identificar a existência de variáveis associadas ao grau de conhecimento apreendido pelos treinandos. A metodologia baseou-se em uma pesquisa quase-experimental, por envolver a manipulação de uma variável independente (jogo) para o estudo de uma variável dependente (conhecimento). O estudo aconteceu em quatro locais: uma Cooperativa de Trabalho de Profissionais de Saúde, duas Instituições de Ensino Superior e um Hospital Geral. A população-alvo contou com 86 participantes divididos em cinco grupos, que participaram de um jogo sobre Estilos Gerenciais, classificado como aplicado, conforme sua terapêutica; vivência, segundo sua estrutura; colaborativo, pela sua resolutividade; e, de gestão, conforme sua intencionalidade. Antes e após o jogo, os participantes preencheram um questionário, que foi o instrumento de coleta de dados, para medir o seu conhecimento. Os resultados demonstraram que o jogo possibilitou a apreensão do conhecimento e os grupos formados por indivíduos com até graduação completa apresentaram apreensão do conhecimento em maior grau que os outros, e por meio de uma análise de significância pôde-se observar que nível educacional afetou esta apreensão. Os dados mostraram, ainda, que, indivíduos com especialização
    completa obtiveram maiores porcentuais de acerto no pré-teste, demonstrando que já tinham um conhecimento prévio sobre o assunto. O estudo contribuiu para que instrutores procurem aplicar o jogo e saibam para qual tipo de participantes deve ser empregado; bem como trouxe, ainda, uma sistematização da metodologia de sua validação.
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 94 p.
  • Idioma: Português

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