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Estabilidade de frente em túneis
João Duarte Guimarães Neto Carlos Eduardo Moreira Maffei 1941-
1997
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FD-2237 )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
Estabilidade de frente em túneis
Autor:
João Duarte Guimarães Neto
Carlos Eduardo Moreira Maffei 1941-
Assuntos:
GEOTECNIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho é voltado ao estudo da estabilidade da frente de escavação de túneis rasos em solo. O comportamento do maciço de solo, ou seja, a maneira como pode manifestar-se uma instabilização, é diferente de acordo com as condições geológico-geotécnicas do maciço. A estabilidade pode ser governada local ou globalmente. Neste último caso, toda a massa de solo acima da superfície escavada é envolvida; no primeiro, o efeito de uma instabilização é sentido até uma certa distância desta superfície, somente propagando-se à superfície se não for contida. Uma verificação quantitativa da segurança à ruptura da região da frente pode ser feita com o uso da análise limite, baseada na teoria da plasticidade. Este método permite a verificação da estabilidade, na maioria dos casos, através de fórmulas relativamente simples. A análise limite compõe-se de modelos de limite inferior, construídos em campos de tensão admissíveis, considerados no limiar do colapso, e modelos de limite superior, nos quais são supostos mecanismos de colapso e verificada sua estabilidade. Existem modelos deste tipo para os critérios de resistência drenado e não drenado, baseados em túneis de seção circular. Neste trabalho foram pesquisados modelos desenvolvidos por diversos autores. Foram executadas, com o uso destes modelos, análises de ensaios em modelos reduzidos encontrados na literatura, com o fim de verificar a adequação dos modelos de análise limite a cada caso. É proposto um
método de cálculo, baseado na envoltória dos valores dos modelos mais adequados
Data de criação/publicação:
1997
Formato:
128 p.
Idioma:
Português
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