skip to main content

As múltiplas vidas de Simón Bolívar e Thomas Jefferson: narrativas (auto) biográficas e projetos de memória nas Américas (séc. XIX - XX)

Pinheiro, Marcos ; Fredrigo, Fabiana

Revista de História (São Paulo), 2020-10 (179), p.1-32

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    As múltiplas vidas de Simón Bolívar e Thomas Jefferson: narrativas (auto) biográficas e projetos de memória nas Américas (séc. XIX - XX)
  • Autor: Pinheiro, Marcos ; Fredrigo, Fabiana
  • Assuntos: arquivos de memória ; biografias ; gerenciamento biográfico ; HISTORY ; Simón Bolívar ; Thomas Jefferson
  • É parte de: Revista de História (São Paulo), 2020-10 (179), p.1-32
  • Descrição: Serão examinadas cinco biografias, duas destinadas à trajetória de Simón Bolívar e três à trajetória de Thomas Jefferson. A exposição foi dividida em duas partes. Na primeira, o cerne está nos capítulos finais das biografias dirigidas à liderança das independências da América Hispânica. Na segunda parte, serão analisados os arquivos de memória de Thomas Jefferson. Une as duas partes do artigo o pressuposto de que Bolívar e Jefferson projetaram imagens de si, legando projetos de memória à posteridade e caminhos ao seu próprio gerenciamento. Utilizou-se as biografias como fonte porque: 1. contribuem com e ampliam as perguntas que podem ser feitas a esses projetos de memória, a partir do enfoque comparativo; 2. auxiliam a averiguar como se estabelecem os cultos em torno dos personagens, cujas imagens se projetaram além dos espaços nacionais, sendo vinculadas ao destino do continente, pese a heterogeneidade das culturas políticas presentes no espaço americano.
  • Editor: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.