skip to main content

Contaminação bacteriana afetando o rendimento da fermentação alcoólica

M. Dallaqua A. P. V. de Oliveira; J. C Ramella; Luiz Carlos Basso 1944-; Henrique Vianna de Amorim; S. C. L Paulillo; M. B Antonio; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Contaminação bacteriana afetando o rendimento da fermentação alcoólica
  • Autor: M. Dallaqua
  • A. P. V. de Oliveira; J. C Ramella; Luiz Carlos Basso 1944-; Henrique Vianna de Amorim; S. C. L Paulillo; M. B Antonio; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: BACTÉRIAS; FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA; LEVEDURAS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: O processo fermentativo de produção de etanol no Brasil se baseia na reutilização da levedura, separada por centrifugação e utilizada em ciclo fermentativo subsequente. Se por um lado minimiza o consumo de açúcar na produção de biomassa de levedura, por outro acarreta a concentração das bactérias contaminantes, pois muitas delas se aderem às leveduras. Para reduzir esta contaminação a indústria utiliza-se de um tratamento com ácido sulfúrico, mas mesmo assim a contaminação pode ser elevada. Neste estudo, avaliou-se o emprego de um antibiótico simultaneamente com o tratamento ácido, procurando-se imitar o processo industrial. Empregou-se mosto contaminado com 12 espécies de bactérias isoladas de destilarias. As fermentações foram conduzidas com 10% de fermento, empregando-se a linhagem PE-2 de Saccharomyces cerevisiae, em cinco ciclos fermentativos. Em cada ciclo estimou-se os teores de etanol, glicerol, açúcares residuais, a contaminação bacteriana (por microscopia óptica e plaqueamento) e ao final do último ciclo os conteúdos celulares de trealose para se avaliar o efeito estressante sobre a levedura. Os resultados demonstram que o tratamento ácido per se não foi suficiente para o controle da contaminação bacteriana, sendo que as bactérias sobreviventes foram capazes de causar queda de rendimento fermentativo. Conclui-se que o emprego correto do antibiótico pode resultar em vantagem econômica tomando-se em conta o etanol adicional produzido
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p.304 , res.6.20.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.