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O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Cousers) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório

Goto, Melissa Midori Martinho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2015-09-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Cousers) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório
  • Autor: Goto, Melissa Midori Martinho
  • Orientador: Marinho, Bernadete de Lourdes
  • Assuntos: Administração De Inovações Tecnológicas; Educação A Distância; Ensino Superior; Estratégia Organizacional; Distance Education; Higher Education; Management Of Technological Innovation; Organizational Strategy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Massive Open Online Course (MOOC) é uma categoria de curso virtual aberto que tem como intenção fornecer educação gratuita de alta qualidade a um número ilimitado de estudantes. Originalmente desenvolvido em 2008, com relevância a partir de 2011, o fenômeno tem despertado a atenção de diversos estudiosos, pessoas ligadas ao ensino e à mídia, devido ao impacto que pode causar nas instituições de ensino superior. Quanto aos fatores relacionados à competitividade, Porter (2004) diz que é necessário analisar forças como as barreiras à entrada da Indústria, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos clientes e dos fornecedores e a rivalidade entre os atuais competidores, que, em conjunto, determinam a dinâmica da competição em uma Indústria. Identificar como se configuram essas forças competitivas para as instituições de ensino superior na Indústria do ensino superior com o advento dos MOOCs é o objetivo desse trabalho. Assim, uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com especialistas que conhecem o fenômeno e possuem conhecimentos da Indústria do ensino superior foi realizada. Os resultados apontam que os MOOCs tendem a beneficiar as instituições de ensino superior nas forças sobre clientes, substitutos, fornecedores e a fortalecer as barreiras à entrada. No entanto, esses benefícios, juntamente com os fatores de rivalidade interna, faz com que se intensifique a rivalidade entre as instituições de ensino. Os resultados também indicam que os MOOCs não estão inclinados a competir com as instituições de ensino, mas, sim, a reforçar aspectos importantes destas mesmas como Organizações. O que não significa dizer que com a ajuda dos MOOCs as melhores instituições de ensino não possam impelir instituições de ensino superior não tão boas para fora da Indústria em um processo de \"seleção natural\". Os resultados apresentados são relevantes para a comunidade científica, uma vez que expandem o conhecimento do MOOC e da Indústria do ensino superior com a chegada do mesmo. Podem também representar uma contribuição importante para os tomadores de decisão das instituições de ensino por possibilitar uma melhor compreensão do fenômeno MOOC e de suas implicações para suas instituições de ensino.
  • DOI: 10.11606/D.12.2015.tde-01102015-172501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2015-09-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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