skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A pipoca que não virou piruá: um estudo sobre alunos ingressantes e sua integração no ensino superior

Giordano, Juliana Moraes Marques

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-03-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A pipoca que não virou piruá: um estudo sobre alunos ingressantes e sua integração no ensino superior
  • Autor: Giordano, Juliana Moraes Marques
  • Orientador: Kenski, Vani Moreira
  • Assuntos: Aluno Ingressante; Método De Estudo; Ensino Superior; Educação Digital; Educação A Distância; Didática; Distance Education; Digital Education; Didactics; Incoming Students; College Engagement; Study Methods
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar o processo de mudanças e integração vivenciados por alunos ingressantes no Ensino Superior, que cursaram a disciplina on-line Metodologia do Estudo no primeiro semestre de 2016. Os sujeitos da pesquisa foram calouros do curso Ciência da Computação (CCO) de uma instituição particular do Estado de São Paulo. O estudo buscou refletir sobre alguns aspectos de como os ingressantes lidam com as exigências do ensino superior, que são diferentes das da educação básica, bem como conhecer suas opiniões sobre este novo momento de suas vidas acadêmica e de formação. A pesquisa orientou-se pelos princípios da abordagem qualitativa, com métodos múltiplos de coleta de dados, que envolveram: análise das atividades propostas e das ações dos alunos na disciplina no ambiente virtual; análise das respostas aos questionários on-line propostos nas duas primeiras semanas (Ambientação on-line) da disciplina; realização de entrevistas com alguns alunos da turma e com a coordenadora do curso, bem como a seleção e análise de relatórios gerados pelo ambiente virtual e de documentos institucionais. A estratégia metodológica utilizada na investigação foi o Estudo de Caso. A importância dessa investigação é ressaltada pelos posicionamentos de teóricos que consideram o momento de transição do ensino médio para o ensino superior pleno de mudanças e situações novas que o jovem precisa superar. Além disso, considerou-se o desafio de aprender no contexto digital. Ao final, foi ressaltada a importância de oferecimento de disciplinas on-line que se preocupem com a integração dos alunos na cultura universitária e que os auxiliem na aquisição de hábitos de autodisciplina para estudar e se organizar. Verificou-se também a relevância do uso de estratégias didáticas on-line interativas que viabilizem as trocas comunicativas entre os estudantes e as descobertas de seus estilos e desejos de aprendizagem que orientem os seus caminhos de formação.
  • DOI: 10.11606/D.48.2018.tde-11042018-123501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-03-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.